A Cigarra e a Formiga

Fábula: "A Cigarra e a Formiga"

 

As fábulas são pequenas histórias que sempre contêm um ensinamento e por isso são muito importantes na educação das crianças. As crianças aprendem observando e imitando o que veem, vivem e ouvem, e ao ouvirem uma fábula, elas refletem sobre suas atitudes e valores e aprimoram seu relacionamento com a família e os amigos. O objetivo dessa atividade é trabalhar tudo isso, além da linguagem oral e da imaginação através da leitura da fábula “A cigarra e a Formiga”.

A CIGARRA E A FORMIGA

Num dia de quente de verão, uma alegre cigarra estava a cantar e a tocar o seu violão, com todo o entusiasmo. Ela viu uma formiga a passar, concentrada na sua grande labuta diária que consistia em guardar comida para o inverno.

“Dona Formiga, venha e cante comigo, em vez de trabalhar tão arduamente.”, desafiou a cigarra “Vamos nos divertir.”

“Tenho de guardar comida para o Inverno”, respondeu a formiga, sem parar, “e te aconselho a fazer o mesmo.”

“Não se preocupe com o inverno, está ainda muito longe.”, disse a cigarra, despreocupada. “Como vê, comida não falta.”

Mas a formiga não quis ouvir e continuou a sua labuta. Os meses passaram e o tempo arrefeceu cada vez mais, até que toda a Natureza em redor ficou coberta com um espesso manto branco de neve.

Chegou o inverno. A cigarra, esfomeada e quase congelada, foi a casa da formiga e implorou humildemente por algo para comer.

“Se você tivesse ouvido o meu conselho no Verão, não estaria agora tão desesperada.”, ralhou a formiga. “Preferiu cantar e tocar violão?! Pois agora dance!”

E dizendo isto, fechou a porta, deixando a cigarra entregue à sua sorte.

A Cigarra compreendeu que tinha feito mal...       

Autor: Esopo

Moral da história: Não penses só em divertir-te. Trabalha e pensa no futuro.  É melhor estarmos preparados para os dias de necessidade.

Fonte: https://www.turminha.com.br/blog/fabula-cigarra-e-formiga

 

Final alternativo:

Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga. Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.

Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.

Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra:
– No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós. Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.

Fonte: https://blog.portaleducacao.com.br/fabula-a-cigarra-e-a-formiga/