A invenção da Roda

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Ainda hoje empresas falam sobre eficiência, mas sempre se encontram "Muito ocupadas".

Vamos colocar a roda das informações pra funcionar?

Fonte: https://twitter.com/q_sait/status/1225482589743599621

 

A roda é uma invenção razoavelmente recente. Estima-se que foi criada por volta de 3.500 a.C., quando já fazíamos contas de matemática e manipulávamos metais para a criação de ferramentas. Antes, quando nossos ancestrais precisavam transportar algo pesado de um lugar para o outro, eles não podiam recorrer à ajuda de veículos ou carrinhos de mão. Por isso, nossos parentes distantes eram obrigados a empurrar ou carregar o que devia ser transportado, esforçando-se bastante.

Por incrível que pareça, a raça humana passou dezenas de milhares de anos (talvez centenas de milhares) sem a roda. Como é possível que eles não tenham pensado nisso antes? De acordo com Jonnie Hughes, autor do livro “On the Origin of Tepees: The Evolution of Ideas”, a roda não foi inventada rapidamente e de uma vez, como solução pronta. Pelo contrário, foram necessários diversos passos para que ela se aproximasse da imagem que temos hoje.

Em um artigo para a NPR, Hughes explica como foi que a humanidade poder ter concebido esse invento incrível:

Para nós, parece até intuitivo pensar no uso da roda como ferramenta. Mas como observado no exercício de construção acima, nossos ancestrais suaram muito até alcançarem o modelo final.

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/veiculos/20375-por-que-demoramos-tanto-para-inventar-a-roda-.htm

 

Uma coisa a ter em mente é provavelmente não era tão óbvio ou intuitivo quanto isso pode parecer.

De fato, segundo um pesquisador, a fabricação de uma roda utilizável para o transporte de objetos (única razão para desenvolvê-la) não é algo que possa evoluir gradualmente ao longo do tempo; era algo cujas partes precisavam ser reunidas em um sistema utilizável desde o início para que se tornasse uma ferramenta prática. Se alguma parte não funcionasse, toda a engenhoca seria considerada inútil e uma perda de tempo. Na verdade, pode até não ter sido tão óbvio para que uma roda poderia ser usada em um sentido prático.

Isso me lembra o inteligente comercial do FTX Super Bowl de um nobre mesopotâmico supervisionando seus trabalhadores nos campos quando um inventor empreendedor enrola uma grande roda de pedra. O capataz pergunta o que ele pode fazer, enquanto um grupo de trabalhadores arrasta uma cabeça pesada no chão ao fundo.

O inventor responde que pode rolar. O superintendente o dispensa imediatamente, respondendo: “O mesmo acontece com um bagel, mas pelo menos você pode comer um bagel.”

Isso resume bem uma razão pela qual a invenção da roda foi adiada: para que serviria razoavelmente quando outra ferramenta já era adequada para a tarefa?

Uma razão pela qual pode ter demorado tanto para inventar a roda é que exemplos de rodas e eixos não são encontrados na natureza. Muitas ferramentas são baseadas em coisas que ocorrem naturalmente na natureza e cuja finalidade pode ser discernida.

E embora possa ser óbvio que um objeto como uma roda pode rolar, é inútil sem o eixo. Assim, não apenas alguém tem que conceber um objeto semelhante a um disco que pode rolar, mas também uma engenhoca que o conecta a um segundo objeto semelhante a um disco antes que ele possa começar a se tornar uma ferramenta útil.

Então, a coisa realmente complicada sobre a roda é não conceber a noção de um cilindro rolando em sua borda; é descobrir como conectar uma plataforma estável e estacionária que possa transportar coisas para aquele cilindro sem impedir o movimento do cilindro.

Além disso, fazer uma roda de madeira não é tão fácil quanto simplesmente cortar um disco de um tronco de árvore. O que, claro, implica que quem vai inventar uma roda de madeira tem que viver em uma área onde possam ser encontradas árvores grossas e retas (não muitas da Mesopotâmia, por exemplo).

Além disso, essa pessoa precisaria viver em uma área cujo terreno seja relativamente plano para que a roda possa negociar razoavelmente o terreno (portanto, provavelmente não é uma área montanhosa).

Além disso, fazer uma roda de madeira utilizável criando uma fatia semelhante a um disco de um tronco de árvore não funcionaria por si só porque teria falhado rapidamente. O problema é que a direção do grão no tronco teria feito com que o disco se deformasse sob o peso, se não colapsasse.

Assim, alguém que teve a ideia de criar uma ferramenta semelhante a uma roda para transportar objetos pesados ​​de um baú pode ter desistido após falhas iniciais.

Então, como pode ser visto nesta imagem de uma das primeiras rodas já feitas, a solução foi construir uma roda composta de várias tábuas cortadas verticalmente. Estes precisariam ter sido cuidadosamente cravados juntos e depois moldados em uma forma perfeitamente redonda. Mas de que adiantaria isso? Fazer uma boa mesa, talvez.

Mas para que fosse uma ferramenta funcional, você precisaria de outra igual a ela que pudesse ser conectada de alguma forma para que pudessem trabalhar em conjunto.

Isso, é claro, é o que um axel faz. Assim, o eixo também teria que ser inventado ao mesmo tempo. As primeiras, como se vê na foto, tinham pontas quadradas que se encaixavam em um furo quadrado no centro da roda. Isso significaria que a roda e o eixo giravam juntos. Isso é problemático porque como tal engenhoca poderia ser usada para mover uma carga?

, você precisaria de outra combinação atrás dele e depois anexar algum tipo de plataforma que possa ser transportada na engenhoca de quatro rodas. Mas, já que o eixo gira junto com as rodas, como você prenderia a plataforma (a cama do vagão) aos eixos para que os eixos ainda pudessem se mover?

A resposta óbvia para isso é criar um eixo com extremidades perfeitamente redondas que se encaixam em orifícios redondos no centro das rodas para que a roda possa girar enquanto o eixo permanece parado. Mas isso exige um trabalho engenhoso, e tanto o eixo quanto o buraco precisariam ser esculpidos com precisão para que se encaixassem firmemente o suficiente para que toda a engenhoca não oscilasse perigosamente, mas com folga o suficiente para que a roda pudesse girar - embora com muita força. grito alto.

Esse tipo de escultura de precisão não é possível com ferramentas de pedra, então a confecção de uma roda prática para o transporte de mercadorias deve pelo menos esperar a chegada da Era dos Metais para que as ferramentas de metal possam ser usadas para fazer a escultura de precisão.

Então, isso por si só coloca a invenção da roda na Idade do Cobre, que foi por volta do 4º milênio aC.

Além disso, lembre-se, não havia estradas naquela época – pelo menos não aquelas que eram muito mais do que trilhas simples no chão que eram suficientes para homens e animais.

Portanto, nenhuma “infraestrutura” para tornar óbvio como um vagão ou carroça poderia ser usado para transportar mercadorias pesadas de um lugar para outro.

Além disso, animais de carga, como bois ou onagros, teriam que ser treinados, assim como coisas como cangas e línguas para prender os bois à carroça precisavam ser inventadas. Tudo isso teria que estar no lugar para que uma roda fosse vista como útil.

Sem essas coisas, pode parecer uma tarefa tola gastar tempo inventando algo que não parecia ter nenhum propósito útil. E, além disso, lembre-se de que puxar coisas pesadas pelo chão em rolos de toras com mão de obra foi usado com sucesso por gerações, então não haveria muito incentivo para se dar ao trabalho de inventar algo que não parecia precisar ser inventado no momento. Tempo.

Lembre-se, essas não eram sociedades com mentalidade científica, então a tradição era incrivelmente forte - portanto, não havia muito incentivo para criar algum objeto radical e inédito, como uma roda. Lembre-se, um bagel pode pelo menos ser comido.

Esta foi a era da engenharia empírica; significando muitas e muitas tentativas e erros.

Se algo desse errado, seria necessário um indivíduo com visão extraordinária para ver o que poderia ter sido e seguir em frente para alcançar esse objetivo indescritível – um que nunca havia sido alcançado antes.

Portanto, no geral, não é de admirar que tenha demorado tanto para que a roda prática fosse inventada. Mas uma vez que o fez e seu poder de melhorar o trabalho foi demonstrado, decolou como fogo selvagem e se espalhou rapidamente de seu local de origem para todo o mundo conhecido.

 

Fonte: https://pt.quora.com/Por-que-algumas-civiliza%C3%A7%C3%B5es-n%C3%A3o-inventaram-a-roda-quando-ela-%C3%A9-t%C3%A3o-%C3%B3bvia