Avião dos Pioneiros

CanaranaDC47.jpg

O Avião dos Pioneiros, na cidade de Canarana-MT, foi tombado por sua importância cultural.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso


Nome Atribuído: Avião dos Pioneiros
Localização: Praça Siegfried Roewer / do Avião – Centro – Canarana-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 035/2009, de 1/9/2009

Descrição: O avião é do tipo Douglas C-47-5-DK, conforme especificações da época, com número de série 12.303.
Em 11 de janeiro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, com prefixo 42-92496, foi entregue para a USAAF (United States Air Force – Força Aérea dos Estados Unidos).
Em 05 de fevereiro de 1944, com o prefixo FZ 697 foi transferido à RAF (Royal Air Force – Força Aérea da Grã-Bretanha).
A partir de 16 de maio de 1944 ficou baseado em Leicester East na 107ª Unidade de Treinamento Operacional.
Em 01 de março de 1945 foi transferido para a 1333ª Unidade de Transporte em Leicester East, unidade essa transferida em 25 de outubro de 1945, após a guerra, para Syerston.
O avião foi desativado e em 17 de julho de 1946 adquirido pela Canadian Ltd. De Montreal, no Canadá.
Em 13 de dezembro de 1946, foi vendido e entregue para a Linhas Aéreas Natal, RN, com o prefixo PP-JAB.
A Linhas Aéreas Natal foi absorvida pela Real Transportes Aéreos em dezembro de 1950 e a aeronave foi re-registrada como PP-YPU.
Em agosto de 1961 a Real Transportes Aéreos foi adquirida pela Varig e o avião permaneceu com a matrícula(prefixo) PP-YPU.
Em 1969 foi vendido pela Varig para a Caraíba Metais S.A. , uma empresa do Grupo Baby (Francisco) Pignatari e registrado em 21 de março de 1972.
Em 21 de maio de 1976 foi definitivamente entregue à Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda – COOPERCOOL – com sede em Barra do Garças-MT, após ter sido anteriormente registrado na Conagro S.C. Ltda.
O Avião parou de voar em 1980 e desde 1981 encontra-se em exposição estática em Canarana – MT.
Vemos que, pelo registro de sua história, o nosso avião/monumento lutou na Segunda Guerra Mundial como integrante da Força Aérea da Grã-Bretanha onde os C-47 eram conhecidos como Dakoka. O nosso era um Dakota III.
Quando foi adquirido pela Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda o avião já tinha voado 34.887 horas e 36 minutos.

Fonte: Pró-memória.

Fonte: https://www.ipatrimonio.org/canarana-aviao-dos-pioneiros/#!/map=38329

 

Douglas C-47 Skytrain

País de origem Estados Unidos
Fabricante Douglas Aircraft Company
Período de produção 1943?-1945?
Quantidade produzida ~ 10 174
Desenvolvido de Douglas DC-3
Tripulação 4 - piloto, co-piloto, navegador e operador de rádio
Soldados 28 soldados
Carga útil 2 700 kg (5 950 lb)
Peso vazio 8 226 kg (18 100 lb)
Peso carregado 11 793 kg (26 000 lb)
Peso máx. de decolagem 14 061 kg (31 000 lb)
Propulsão
Motor(es) 2 x motores a pistão radiais Pratt & Whitney R-1830-90C Twin Wasp de quatorze cilindros
Potência (por motor) 1 200 hp (895 kW)
Performance
Velocidade máxima 360 km/h (194 kn)
Velocidade de cruzeiro 257 km/h (139 kn)
Alcance bélico 2 575 km (1 600 mi)
Alcance (MTOW) 5 795 km (3 600 mi)
Teto máximo 8 045 m (26 400 ft)

 

Fonte: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/DouglasC-47Skytrain