Biohacking e Estrato Cognitivo

 sem_limites.jpg

Biohacking é você saber explorar o melhor do seu corpo.

Biohacking não é você ser o que as pessoas falam de Outline, ser um Self-made. 

Outline e Self-made são pessoas que eles têm mais capacidade do que outros pessoas e isso infelizmente a gente não tem como passar. A gente não tem como treinar, pois parte de um conceito cognição. Ele, ????? psiquiatra, Canadense, que estudou durante 20 anos, 25 mil pessoas.

E ele entendeu que existem pessoas que chegam a pensamentos mais complexos do que outras. Esses pessoas que têm linhas de raciocínio mais amplas, mais complexos e que outros não conseguem.

Também viu que existe curvas de crescimento cognitivo e cada pessoa tem uma curva de crescimento. Existe pessoas que vão ter pensamentos mais complexos e pessoas que vão ter pensamentos mais simples.

E não existe uma curva única. Há pessoas que vão ter pensamentos mais complexos, tem pessoas que vão ter menos. E se explica, algumas pessoas conseguem fazer coisas que outras não conseguem.

Então isso não é treinar, é visível que você nasceu com essa habilidade e isso vai ser inerente a sua vida.

Serge o ser mais subnitivo e melhor, não necessariamente, porque quanto mais subnitivo eu sou, mais repressão social sofre porque as pessoas não vão me entender.

Então falo coisas que as pessoas não conseguem visualizar. Estão te tachado de maluco, de louco, de mentiroso. As pessoas não conseguem ter esse nível de compreensão complexo para entender tudo aquilo que está falando.

Então essa pessoa não tem um estado emocional muito bom. Essa pessoa fica depressiva, essa pessoa fica louca. Então a gente vê uma concentração de pessoas que intivas nos pisos. Só pessoas extremamente capazes, só que pela repressão social, ou também por estímulos neurais, tem uma tendência a ter um emocional mais fraco.

essa é a capacidade de pensar mais profundamente e ser mais criativo nos pensamentos.


Existem pessoas que não vão ter capacidade de entender determinados tipos de pensamentos complexos. Então ser cognitivo não necessariamente melhor.

(...)
Mas dependendo do que você faz, não precisa. Isso que as pessoas têm que entender.



SPEAKER_00: O que mede a capacidade de cognitivo seria essa questão de enxergar mais passos à frente? A capacidade.

SPEAKER_01: Mas, existem como a gente fazer uma entrevista, a gente pode saber mais, o nível de comunicação da pessoa fala muito sobre a capacidade de cognitiva dela. Então, a gente consegue ter a visão de saber em qual nível ela está e qual a estrada ela consegue chegar.


Os níveis cognitivos vão de ZERO a NOVE.


Para nós, meros mortais, até o 8, e dos cinco a 8 são raros.



<<Os 9 tipos de inteligência: >>

Você tem que entender qual tipo de inteligência que você tem mais a afinidade. Porque isso é treinável, você consegue melhorar a performance de inteligência.

Entendendo em qual tem mais afinidade, você vai focar primeiro a ela, e entendo com a sua coginizão, que é o nível de complexidade você consegue chegar.

Não adianta exagerar a um nível de complexidade quê não se sustenta. Ou se você suporta muita complexidade, querer fazer algo muito simples, fica tedioso para você.

Existem pessoas que estão em estados de transição. a pessoa fala assim: "preciso mudar de carreira", a vida dela está passando com uma evolução distrato inventivo, ela estava um distrato mais baixo, que exigiu uma complexidade menor, começou para uma mais alta, e aquilo ali ficou tedioso, porque aquela atividade não exige tanta complexidade que o cérebro delas consegue suportar agora. As vezes tem que entender que não é que ela não gosta mais. Será que está ficando mais simples do que a sua coginizão consegue suportar? E às vezes precisa fazer algum tipo de adaptação na carreira, nos estudos, em outras áreas da vida dela também.



Isso é interessante, porque existe um ponto de equilíbrio ali, onde não está nem sentindo interiado, não está fácil para você, e ao mesmo tempo, não está sendo tão difícil que chega a ser frustrante. Existe um ponto ali onde ainda está desafiador, mas também dá para fazer, dá para evoluir.

Buscar esse desafio é importante que isso nos move a conseguir evoluir. E entender que às vezes, você não gosta mais daquilo que fica simples, tem que tentar aumentar um pouco mais complexidade daquele tipo de atividade. E aí você vai conseguindo evoluir e trabalhar de forma sincronica.



eu sei que toda a alta performance tem um processo progressivo.


Então, entender isso estrato cognitivo, é você entender até onde seu horizonte temporal chega, qual é o limite que você consegue ver, com o nível de complexidade que você suporta, o que através disso você consegue entender que, até que o limite é a partir daí, eu vou dar o meu máximo.


A avaliação do estrato cognitivo tem que ser alguém que entenda muito das pessoas que têm experiência na medição, porque não é de entender que o nível um de estrato é uma pessoa mais operacional, a pessoa consegue executar ações.




Nível Zero:

<desenho pica pau>

O nível zero, corresponde a 13% da população mundial, é incapaz de fazer uma conta simples de matemática. Próximo ao nível de demência, não tem capacidade cognitiva. Ela não consegue compreender as coisas. Então, a função delas vezes é ir lá na elevador e apertar como ascensorista. Ela fica feliz da vida com isso.

"Se me botar numa função dessa, acho que um de depressão, é muito simples, só que para ela é o máximo, é a vida dela,


Nível 1:

mais de 50% da população mundial, não consegue passar o estrato cognitivo 1 até 70 anos de idade. Então, essa pessoa não consegue ter um horizonte temporal acima de 3 meses. Então, não adianta, as pessoas saírem fazendo metas de um ano, porque depois de 3 meses, para uma grande maioria, já vai ser nebuloso.


<Modern Times>

A pessoa de nível estrato um, geralmente, 41% da população mundial não consegue evoluir disso, é a pessoa que ela fica no operacional, uma pessoa que ela não tem o horizonte acima de 3 meses, ela só consegue executar ações. Então, aquela pessoa que ela vai ser um funcionário. Ela tem um gerente e a complexidade dela é só de executar funções.


Nível 2:

No estrato dois tem uma parte mais estratégica, ela consegue visualizar e traçar um processo. Então, o nível dois, monta-se um gerente de uma pequena loja. Também é o nível mais tático.
40% é um nível dois, só consegue o horizonte temporal, a no máximo, até um ano.

Nível 3:

Em nível três, a pessoa consegue enxergar fluxo, tem mais estratégia para conseguir girar o dia a dia dela. Consegue enxergar a prioridade. Então vê um processo e crie um fluxo.

"O que preciso fazer isso primeiro?", porque isso vai gerar uma cadeia que geram um pouco mais performance.

nível 3, consegue enxergar de 1 a 2 anos.


Nível 4:

<<tela gerenciamento de projetos>>

Este pega fluxo em cadeia e monta um sistema. Ele consegue ver prioridade do tempo, dos fluxos. Conseguem enxergar em cada momento do tempo quando acontece cada coisa. Eles conseguem fazer previsões de termos de tipo de ciclo. Não uma previsão econômica, mas sim o tipo de previsão a nível de uma área que vai evoluir. Ele consegue enxergar de 2 a 5 anos e tem um horizonte temporal, que consegue visualizar espaço-tempo.


Nível 5:

<<Steve Jobs>>
Mexe com inovação conceitual. Steve Jobs ventou a hipode. Todo mundo com disk main, um MP3 na época, ele falou, através desse dispositivo aqui, eu acabei de conseguir todos os suas músicas com o fone de ouvido. Pegando algo que existia e criou um novo conceito através disso.

Nível 6:

O nível 6 faz diagnóstico de uma inovação conceitual.

Nível 7:

Faz um fluxo.

Nível 8:

<<Elon Musk>>
Este vai entregrar o sistema.
entra na integração de um sistema de uma inovação conceitual. Consegue ver o que a maioria das pessoas não consegue ver.

Então ele tá passos à frente das pessoas e ele é mais capaz. Ele é mais capaz pra função que ele tem. As pessoas falam assim, ah, mas o Elon Musk foi filho de pais que tinham minas de diamante na África. E os outros filhos de pais que tinham filhos de de de minas de diamante. Por que que não fizeram a mesma coisa? Não tem um estrato inventivo do Elon Musk. Ou também não tem um estado emocional. Não conseguiu suportar essa repressão social até o momento que ele conseguisse alto desenvolver, desenvolver uma empresa uma carreira entre outras coisas.



Nível 9:

O nível 9 mexe com o leis universais. Sofre repressão social, não consegue ter amigos.

compreende, cria conceitos universais. Ela consegue criar um conceito que vai servir na vida de todo mundo. É Newton quando viu a mação caindo do pé.

Ele falou, eu vou explicar isso, e não existe cálculo da gravidade. Para ele era simples criar o cálculo. Então, ele tinha uma capacidade de complexidade cognitiva extremamente fora do comum.

Ele traduz pra consciência que conseguiu visualizar esses conceitos universais.


Newton|Nikola Tesla

Geralmente a linha temporal de uma pessoa cognitiva é uma pessoa que não tem muitos amigos, ela não é tão aceita na sociedade, as pessoas não vão com a cara dela. A trajetória dela é um pouco mais solitária, porque as pessoas não entendem ela; aguentou por si própria em estado emocional de repressão social, só que chegar ao momento que tudo que ela falava, começou a fazer sentido para as pessoas, só que ela falava assim, caro, já falava isso desde tantos anos atrás, ninguém me acredita de mim. Agora que eu deu tudo certo, pessoal, nossa, agora eu entendi que está falando tudo mais.


Que conversa que ele consegue ter com as pessoas? Tem que baixar muito o nível. Então fica tedioso pra ele, não tem gente em volta que consegue ter uma conversa, um bate-papo que seja enriquecedor pra ele. É sempre ele falando das informações e já gerando os fluxos, fazendo as previsões que as pessoas não conseguem ver.



Todos são importantes!

Só que quanto o mais cognitivo você fica, mais você depende do outro. Por exemplo: o nível 3 monta um fluxo, Tem que ter alguém pra executar. Ter de precisa de um nivel 2.
O nível 4, ele enxerga um sistema, só com o sistema só faz que tiver vários fluxos funcionando. Então 4 precisa de vários 3. Um 5 precisa de vários 4, etc.


Se pegar o Elon Musk para ele ficar cuidando de coisas de secretária, né? Um exemplo.

Nas pessoas mais cognitivas, a interação social reprimiu muito, ela fica mais introspectiva. Então ela precisa voltar pro âmbito de entender que a cooperação é a relação humana de maior valor, porque nós precisamos de pessoas.

A cooperação é a maior habilidade do ser humano
Hoje em dia, Se eu botar o homem mais inteligente do mundo na savana africana, ele não sobrevive mais que 48 horas.


Existem funções que você não vai ser tão bom e que outras pessoas vão ser tão bom e vão te completar. Isso não é a cooperação, isso é a inteligência e a afinidade de áreas.

Então a vida não é só a cooperação, a cooperação que dá capacidade, só que você tem que ter conhecimento, a habilidade, a comprometimento, a instala emocional favorável, também para você conseguir ser esta pessoa com performance e resultado no que buscar ser.

Fonte: