O Canal do Panamá é uma das maiores obras de engenharia do mundo, um atalho entre o oceano Pacífico e oceano Atlântico.
A tentativa francesa de construir o Canal
No século XIX, o Panamá era uma província colombiana, e sua configuração territorial já chamava a atenção de estudiosos e autoridades de países desenvolvidos. Em 1879, o francês Ferdinand de Lesseps negociou com a Colômbia a permissão para construir um canal marítimo em seu território e para tanto, criou a Companhia Universal do Canal Interoceânico do Panamá. Entretanto, a iniciativa não deu certo e a sua empresa faliu em 1889.O fracasso da construção francesa do Canal do Pananá se deu em virtude dos inúmeros operários mortos, em razão do clima do local, que favoreceu a proliferação de doenças tropicais, como a febre amarela e malária. Além disso os franceses não tiveram êxito no projeto de construir uma via em único nível, resultando em significativos desabamentos nas encostas da construção, devido ao impacto das ondas do mar.Os Estados Unidos e o Canal do Panamá
O interesse estadunidense na construção da via fez com que o país comprassem as ações da falida empresa francesa, por cerca de 40 milhões de dólares. O canal representava um novo caminho, que encurtaria as distâncias entre os oceanos que banhavam os EUA e diminuiria significativamente a quilometragem para a costa leste da América do Sul. Antes da construção da via, o trajeto entre o Pacífico e o Atlântico que cercavam as extremidades do país era de 20 mil km e durava aproximadamente dez dias.Para conseguir a concessão da obra, os Estados Unidos apoiou o Panamá em seu processo de independência. Concedeu então, tropas marítimas para os panamenhos a fim de evitar qualquer tentativa de golpe por parte da Colômbia. Com a separação conquistada – sustentada pelo grande poderio militar americano – o governo panamenho autorizou a construção do canal em seu território, obra que envolveu mais de 75 mil trabalhadores. A obra durou 10 anos, e apesar de estar em seu território, o Canal do Panamá era gerido pelos EUA, pois era a compensação panamenha pelo apoio estadunidense no processo separatista do país. No entanto, os panamenhos contestavam a ausência de retornos econômicos para o país. Como culminância das reivindicações, em 1977 é assinado o Tratado Carter-Torrijos, que reconhecia a soberania e a gestão do Panamá sobre o Canal, E em 1999, após 22 anos do período transitório de administração da via, a gestão passa a ser exclusivamente panamenha.Funcionamento
TRATAMENTO DE CANAL
Entre 2007 e 2016, o Panamá investiu US$ 5 bilhões em um sistema de eclusas mais moderno, que comporta navios com o triplo da capacidade anterior. Veja como ele funciona.
Fonte: https://super.abril.com.br/tecnologia/infografico-como-funciona-o-canal-do-panama/
Com o tempo e o aumento no tamanho dos navios houve a necessidade de ampliação do canal, com isso, foram construídas eclusas paralelas com dimensões muito maiores, inauguradas em em 2016 para receber navios ainda maiores com capacidade para 14.000 containers.
Hoje passam pelo canal uma média de 38 navios por dia que pagam em média 400 mil dólares cada um de pedágio para passar, uma fonte inesgotável de renda a um país pequeno, por isso vem se desenvolvendo tanto.
Fatos curiosos sobre o Canal do Panamá
1 – O Canal do Panamá foi comandado integralmente pelos Estados Unidos até 1977 e em conjunto até 1999.
2 – Os navios levam cerca de 8 horas para atravessar os 80 km do canal.
3 – Estima-se que 20 mil operários morreram durante a fase francesa da construção do canal, além de 5,6 mil durante a fase norte-americana ao enfrentarem doenças como a malária e a febre amarela.
4 – No auge de sua construção, havia mais de 43 mil pessoas trabalhando no canal.
5 – Transitam entre 12 e 15 mil navios por ano no canal.
6 – Os navios pagam um pedágio para passar o canal, calculado pelo peso da carga transportada. Para os maiores navios o preço passa de US$ 1 milhão (quase R$ 4 milhões)
7 – Richard Halliburton atravessou o canal a nado em 1928 e pagou uma taxa de US$ 0,36.
8 – Em 4 de setembro de 2010 foram completadas 1 milhão de travessias no canal pelo navio graneleiro Fortunr Plum.
Fonte: https://www.viagensecaminhos.com/2018/06/canal-do-panama.html