O que é e como usar o método Assimil
Você conhece os livros da Assimil?
A Assimil é uma empresa francesa que cria livros para o aprendizado autodidata de idiomas estrangeiros. Eles têm livros para a maioria dos idiomas oficiais do mundo, com base em francês, inglês e alguns até mesmo em português.
Eles elaboram os seus livros com base no método que desenvolveram. Cada livro tem cerca de 100 aulas, onde cada aula contém um diálogo relativamente curto ou uma história não muito longa na língua aprendida, e do outro lado da página a sua tradução na língua base.
Além disso, eles também oferecem algumas explicações sobre a gramática e aulas de revisão a cada 7 aulas regulares.
É possível (e recomendável) comprar também os áudios que acompanham o livro, a fim de treinar a compreensão oral daquele idioma e escutar a pronúncia real de um nativo.
Se você decidir seguir algum dos cursos deles, recomendo fazer cada aula seguindo o passo-a-passo oferecido abaixo:
-
Ouvir o áudio da aula com o livro fechado. Não importa se você não entendertmuita coisa, mas a ideia é tentar entender o máximo que puder e se acostumar a ouvir a pronúncia. Pode ouvir várias vezes até entender o máximo possível.
-
Ouça o áudio novamente, agora lendo o texto na língua a ser aprendida simultaneamente.
-
Leia o texto do diálogo em voz alta, tentando imitar os sons. Se não entender algo, olhe na tradução. Tenha certeza que já entende tudo do texto.
-
Leia o texto mais uma vez, agora sem olhar na tradução.
-
Ouça o áudio mais uma ou algumas vezes, até ter certeza que compreendeu tudo. De preferência, com o livro fechado. Se quiser, pause após cada frase e repita em voz alta.
-
Leia as notas de rodapé do texto e explicações gramaticais com atenção.
-
Faça os exercícios.
-
Tente anotar no Anki (flashcards) ou em um caderno as palavras novas do dia.
Como os diálogos são curtos, dá pra fazer tudo isso em uns 20 minutos, dependendo de quão difícil for a língua aprendida.
Exemplos de uma aula:
O ideal é fazer uma aula nova por dia, ou a cada dois dias, para deixar tudo fresco na memória. Lembre de, no dia que for fazer a aula seguinte, dar uma revisadinha rápida na aula do dia anterior.
Pessoalmente, já usei os livros da Assimil para aprender algumas línguas e a maioria deles é muito boa. Deixo abaixo alguns pontos positivos e negativos sobre o método:
Pontos positivos
- Diálogos curtos, portanto dá pra terminar uma aula rapidamente
- Como no geral são conversas, costuma mostrar palavras bem usadas no dia a dia
- O fato de ter de um lado a transcrição do diálogo e do outro a sua tradução ajuda muito com palavras desconhecidas
- Áudios feitos por nativos e lidos em uma velocidade crescente com o avanço do curso
- Explicações gramaticais curtas e pontuais deixam o estudo mais ágil e menos chato
- Aulas de revisão com explicações mais longas para fixar o que foi aprendido
- Histórias costumam ser engraçadas, tornando o estudo mais divertido
Pontos negativos
- O preço do pacote com livro + áudios pode ser bem alto
- Alguns dos cursos focam demais na história por trás dos diálogos, trazendo frequentemente palavras pouco úteis para o início do aprendizado (lembro de ter encontrado as palavras "saboneteira" e "pescador" nas primeiras aulas de um dos cursos que fiz)
- Poucos exercícios para praticar o que foi aprendido
- Por ser um curso em livro, para memorizar palavras novas é preciso escrever manualmente a palavra e frase correspondente em um aplicativo de flashcards ou caderno separado
No geral, considero o saldo muito positivo, e é um dos meus métodos preferidos para aprender uma língua nova de maneira autodidata.
Fonte: https://www.aluralingua.com.br/artigos/o-que-e-e-como-usar-o-metodo-assimil