Fonte [1]
Quando somos crianças, escutamos que a vida adulta exige maturidade, responsabilidade e capacidade de solucionar problemas.
Nós, então, assumimos que quando alcançarmos a idade adulta, naturalmente vamos conquistar todas essas habilidades, porém, a dificuldade em assumir os próprios erros muitas vezes ultrapassa a barreira da infância.
Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que culpam os outros pelos seus erros e aquelas que focam seu tempo em energia em tentar solucionar um problema.
A gente acha que sabe em qual grupo estamos, mas, muitas vezes, a gente não enxerga a realidade justamente porque temos dificuldade de assumir nossos problemas. (...)
Fonte [2]
Como assumir os próprios erros
Reflita
Sempre que perceber que está tentando encontrar alguém ou algum fator externo para culpar a respeito de alguma frustração pessoal, tenha um momento de reflexão e faça um esforço para reverter a situação.
Saia do papel de vítima
Ao cometer um erro, descubra quais foram os fatores que o desencadearam e faça o possível para consertá-lo. Foque nas soluções, e não nos culpados: em vez de esperar que apontem onde você errou, prefira achar suas falhas sozinho e faça o possível para aprimorar suas habilidades para que isso não ocorra novamente.
Saia do modo automático (...)
Perdoe-se (...)
Fonte [3]
“Para melhorar, é preciso aprender a lidar com os erros e se sentir merecedor. Ninguém é perfeito e saiba que erros irão acontecer, aceite elogios, acredite quando alguém disse que te ama. Tentar é o primeiro passo”, comenta Leandro.
Existe diferença entre culpa e responsabilidade. Assim como são palavras diferentes, os significados percebidos em nossa mente também são: você pode ser responsável por algo, mas não culpado.
Fonte [4]
Como acabar com a terceirização da culpa?
Antecipe-se aos problemas
Uma outra frase conhecida, diz que: “se algo tem alguma chance de dar errado, em algum momento dará”.
Não é ser pessimista, mas fazer o que costuma-se chamar de plano de contingências.
Promova a comunicação empresarial
Zelar e promover a qualidade na comunicação interna (entre os clientes internos) e externa (com os clientes externos, parceiros e fornecedores), traz benefícios imediatos e visíveis em todas as esferas.
Levantamentos frequentes apontam que muitos problemas com parceiros, fornecedores e prestadores de serviços, ocorrem como resultado de falhas de comunicação. Ao eliminar essas causas ou pelo menos diminuí-las consideravelmente, também reduz-se as chances de ter que encontrar os terceiros a quem culpar.
O cliente quer solução e não desculpas (...)
Fonte [5]
O problema Não é Meu
Esta animação mostra a estória de um foco de incêndio que surgiu em uma fábrica. Preocupado com o fogo, um cachorrinho tenta chamar a atenção das pessoas para o problema, mas ninguém dá importância aos seus apelos.
O enredo oportuniza refletir sobre atitudes negligentes e a necessidade de assumir responsabilidades.
Filme: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12910
Fonte [1]: https://medium.com/@jeffersonlopes.designer/a-culpa-n%C3%A3o-%C3%A9-minha-mas-o-problema-%C3%A9-meu-7072ba87d81f
Fonte [4]: https://www.uaaau.com.br/bem-estar/culpa-x-responsabilidade
Fonte [5]: https://www.hostmidia.com.br/blog/terceirizacao-da-culpa/
Filme: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12910