Culpa x Responsabilidade

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Fonte [1]

Quando somos crianças, escutamos que a vida adulta exige maturidade, responsabilidade e capacidade de solucionar problemas.

Nós, então, assumimos que quando alcançarmos a idade adulta, naturalmente vamos conquistar todas essas habilidades, porém, a dificuldade em assumir os próprios erros muitas vezes ultrapassa a barreira da infância.

Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que culpam os outros pelos seus erros e aquelas que focam seu tempo em energia em tentar solucionar um problema.

A gente acha que sabe em qual grupo estamos, mas, muitas vezes, a gente não enxerga a realidade justamente porque temos dificuldade de assumir nossos problemas. (...)

Fonte [2]

 

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Como assumir os próprios erros
Reflita

Sempre que perceber que está tentando encontrar alguém ou algum fator externo para culpar a respeito de alguma frustração pessoal, tenha um momento de reflexão e faça um esforço para reverter a situação.

Saia do papel de vítima

Ao cometer um erro, descubra quais foram os fatores que o desencadearam e faça o possível para consertá-lo. Foque nas soluções, e não nos culpados: em vez de esperar que apontem onde você errou, prefira achar suas falhas sozinho e faça o possível para aprimorar suas habilidades para que isso não ocorra novamente.

Saia do modo automático (...)

Perdoe-se (...)

Fonte [3]

“Para melhorar, é preciso aprender a lidar com os erros e se sentir merecedor. Ninguém é perfeito e saiba que erros irão acontecer, aceite elogios, acredite quando alguém disse que te ama. Tentar é o primeiro passo”, comenta Leandro.

Existe diferença entre culpa e responsabilidade. Assim como são palavras diferentes, os significados percebidos em nossa mente também são: você pode ser responsável por algo, mas não culpado.

Fonte [4]

Como acabar com a terceirização da culpa?

Antecipe-se aos problemas

Uma outra frase conhecida, diz que: “se algo tem alguma chance de dar errado, em algum momento dará”.

Não é ser pessimista, mas fazer o que costuma-se chamar de plano de contingências.

Promova a comunicação empresarial

Zelar e promover a qualidade na comunicação interna (entre os clientes internos) e externa (com os clientes externos, parceiros e fornecedores), traz benefícios imediatos e visíveis em todas as esferas.

Levantamentos frequentes apontam que muitos problemas com parceiros, fornecedores e prestadores de serviços, ocorrem como resultado de falhas de comunicação. Ao eliminar essas causas ou pelo menos diminuí-las consideravelmente, também reduz-se as chances de ter que encontrar os terceiros a quem culpar.

O cliente quer solução e não desculpas (...)

Fonte [5]

 

O problema Não é Meu

Esta animação mostra a estória de um foco de incêndio que surgiu em uma fábrica. Preocupado com o fogo, um cachorrinho tenta chamar a atenção das pessoas para o problema, mas ninguém dá importância aos seus apelos.

O enredo oportuniza refletir sobre atitudes negligentes e a necessidade de assumir responsabilidades.

Filme: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12910

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Fonte [1]: https://medium.com/@jeffersonlopes.designer/a-culpa-n%C3%A3o-%C3%A9-minha-mas-o-problema-%C3%A9-meu-7072ba87d81f

Fonte [2]: https://manualdohomemmoderno.com.br/desenvolvimento/5-sinais-que-voce-culpa-os-outros-pelos-seus-problemas

Fonte [3]: https://www.sbie.com.br/blog/colocar-culpa-nos-outros-como-psicologia-explica-dificuldade-em-assumir-os-erros-no-trabalho/

Fonte [4]: https://www.uaaau.com.br/bem-estar/culpa-x-responsabilidade

Fonte [5]: https://www.hostmidia.com.br/blog/terceirizacao-da-culpa/

 

Filme: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12910