Doom 1993 (id Software)

DOOM é uma série de jogos eletrônicos de tiro em primeira pessoa desenvolvida pela id Software.

A série, que se passa em um universo distópico apocalíptico, gira em torno de um fuzileiro espacial sem nome que trabalha para a UAC (Union Aerospace Corporation), lutando contra legiões de demônios e morto-vivos a fim de sobreviver e, posteriormente, na história, salvar a humanidade.

Fonte [2]

Se atualmente vocês podem curtir seu Battlefield, Call of Duty e Halo na maior tranquilidade, devem agradecer muito a John Romero e seus amigos. O designer que cocriou a id Software junto de três camaradas foi a mente brilhante por trás de Wolfenstein 3D, Quake e, claro, a franquia que nós vamos falar hoje.

Matar monstros bizarros enquanto se movimenta freneticamente ao som de um belo heavy metal é definitivamente a fórmula para o sucesso.

A ideia nasceu da vontade de criar um novo game de tiro em 1ª pessoa, assim como Wolfenstein 3D, mas utilizando um novo motor gráfico que estava sendo desenvolvido por John Carmack.

Fonte [1]

 

História

A história da série Doom começa em Marte, onde nosso protagonista está servindo. A Corporação Union Aerospace está realizando experimentos secretos com teletransporte, buscando criar um portal que permita o transporte entre as duas luas de Marte, Fobos (Medo) e Deimos (Pânico).

No momento do experimento, alguma coisa dá errado. A lua Deimos desaparece por completo e forças demoníacas começam a sair pelo portal em Fobos. O esquadrão de fuzileiros do qual o Doomguy faz parte é então enviado de Marte para Fobos, onde ele é deixado para trás para proteger o perímetro, equipado apenas com uma pistola.

Pelo rádio, ele ouve que algo aconteceu com seus companheiros, os quais foram aparentemente possuídos por demônios. Os soldados inimigos que vemos, e até mesmo matamos, no primeiro Doom, são na verdade os fuzileiros do seu próprio esquadrão, tomados pelas forças do mal.

 
Os soldados que você enfrenta em Doom são na verdade seus companheiros de esquadrão possuídos (Foto: mtbs3d.com) — Foto: TechTudo

Fonte [3]

 

Sobre o game em si, ele é caótico, sangrento, violento e divertido. Os jogadores tinham que passar por diversos níveis não lineares, matando os monstros mais horripilantes. A perspectiva era em 3D, mas objetos e inimigos eram apresentados em sprites 2D. Diversas armas vão sendo conquistadas com o passar da história, como a motosserra. Há também um multiplayer cooperativo, em que até 4 jogadores se juntam para completar a campanha, e um Deathmatch, que suporta também até 4 jogadores.

O game foi um sucesso completo, e mesmo que sua comercialização tenha sido feita por Shareware e pedidos por e-mail, a desenvolvedora fez rapidamente 100 mil dólares por dia, sendo que cada cópia custava só 9 doletas.

Os analistas elogiaram a gameplay rápida e frenética, bem como as texturas e os detalhes no mapa, mas alguns criticaram a repetitividade e a simplicidade na jogabilidade. As inovações tecnológicas mexeram de vez com o mercado e até hoje ele é descrito como um dos jogos mais importantes da história da indústria. A nota desse game é 93.

Fonte [1]

 

Fonte [1]: https://www.tecmundo.com.br/voxel/211014-doom-pior-melhor-segundo-critica.htm