Eficiente, Eficaz ou Efetivo?

Melhoria contínua facilitada com a efetividade

Qual é o significado de eficiência, eficácia e efetividade?

Mesmo muitas vezes sendo tratadas como sinônimos, eficiência, eficácia e efetividade não significam a mesma coisa, mas estão interligadas. Ser eficiente é produzir o efeito esperado. Já eficácia significa uma virtude de tornar efetivo ou real. A eficiência, usualmente utilizada na expressão “eficiência energética”, é o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.

No âmbito da administração de empresas e negócios, a diferença entre eficiência e eficácia torna-se mais acentuada. Exemplificando, o significado de eficiência é a classificação do comportamento de alguém que age com perfeição na realização de um determinado trabalho. Já o significado de eficácia não se limita apenas no cumprimento de um trabalho, mas sim na resolução total da situação.

Fonte: https://www.fm2s.com.br/qual-a-diferenca-entre-eficiencia-eficacia-e-efetividade-como-aplica-las/

 

Eficiência

Quando um trabalho é realizado da melhor maneira possível, utilizando apenas os recursos disponíveis e não gerando custos além do esperado, ele pode ser considerado eficiente.

Ou seja, ao conseguir reduzir os custos, perdas ou qualquer tipo de desperdício ao realizar determinada atividade, um funcionário está sendo eficiente.

O conceito de eficiência está relacionado ao custo-benefício da operação e consiste nacaracterística de uma equipe que consegue produzir exatamente o que era esperado dela, entregando um trabalho de qualidade, no prazo exigido e dentro do orçamento.

Quanto menor for o esforço necessário para realizar uma tarefa, maior será a eficiência do trabalho produzido.

Por exemplo, um sinal de eficiência é melhorar e otimizar os resultados de um setor de um mês para outro, utilizando os mesmos recursos disponíveis anteriormente.

Eficácia

Enquanto o conceito anterior está diretamente relacionado a otimizar os processos de trabalho, fazer o mesmo serviço e ainda conseguir gerar economias, a eficácia consiste em utilizar todos os recursos disponíveis para apresentar o melhor trabalho possível e, consequentemente, gerar resultados positivos para a sua empresa — ou seja, fazer o que deve ser feito.

Uma equipe eficaz é aquela que utiliza da melhor forma possível todos os recursos e prazos disponibilizados. Vamos supor que a sua empresa disponibilize uma verba de R$ 10.000 para determinado projeto demarketing.

Se o trabalho for eficaz, todo o orçamento vai ser utilizado para garantir que o resultado final seja o mais satisfatório possível.

A preocupação, nesse caso, é a qualidade da entrega em si, e não a redução dos custos da operação. Aqui, o foco é ter um desempenho que alcance os objetivos e as metas estipuladas inicialmente.

Efetividade

Esse conceito reflete o melhor cenário possível para qualquer empresa: uma equipe que seja efetiva. Na administração, efetividade é a habilidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo, ou seja, de atingir as metas definidas no prazo e orçamento estabelecidos e conseguir apresentar um resultado final satisfatório para a empresa.

Efetividade representa, portanto, a capacidade de reduzir os custos operacionais de determinado projeto, mas ainda assim garantir que o produto final seja o melhor possível.

Ou seja, aliar os dois conceitos anteriores de maneira que, no fim, o trabalho tenha gerado uma economia de recursos e tempo para a organização, mas sem perder em nada no quesito qualidade.

O objetivo final desse conceito é, portanto, a otimização dos recursos disponibilizados, gerando um impacto positivo para a empresa e possibilitando o alcance das metas traçadas inicialmente — garantindo que os resultados alcançados sejam, de fato, reconhecidos.

Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/eficiencia-eficacia-efetividade/

 

Investimento e bons resultados

Um funcionário que cumpra os 3 conceitos (eficiência, eficácia e efetividade) não é fácil de se encontrar. Dizem que existem poucos que nasceram com as três características e as desenvolvem muito bem. Porém é mais do que possível investir para que um colaborador evolua para obter as três virtudes. Um funcionário que sente que está tendo valor dentro da empresa, é um funcionário que irá se empenhar muito mais.

O método irá empoderar o funcionário de modo que seus pontos fortes se tornem ainda mais significativos. Além disso, irá contribuir para que os pontos fracos, ou seja, as características sabotadoras, fiquem mais controlados.

Uma empresa que investe no desenvolvimento, vê que o funcionário tem potencial de progredir, portanto investirá nela mesma. É uma maneira de capacitar uma pessoa que pode se tornar um futuro talento. Isso irá incentivar o funcionário a buscar melhores ideias e formas de solucionar problemas. Basta olhar os resultados a médio e longo prazo para perceber como é importante aplicar recursos no desenvolvimento humano.

Como alcançar o melhor desempenho?

Uma organização capaz de produzir e entregar resultados de excelência é justamente aquela que aplica os três conceitos corretamente em seus processos.

No entanto, é necessário que a equipe de trabalho desenvolva um planejamento e execute da melhor maneira possível suas tarefas. Já a liderança eficiente, eficaz e efetiva, tem a função de administrar, liderar e, portanto, produzir bons resultados sem desperdício de tempo e custos.

Por fim, o resultado esperado, é que os funcionários, a empresa e os clientes sairão vencendo. Pois os colaboradores terão passado por um processo de capacitação e reconhecimento das suas habilidades, a empresa terá empregados que irão vestir a camisa e fazer de tudo por resultados melhores e os clientes terão um produto com mais qualidade ainda.

Fonte: https://www.fm2s.com.br/qual-a-diferenca-entre-eficiencia-eficacia-e-efetividade-como-aplica-las/

 Imagem: https://www.telios.eng.br/site/eficaz-eficiente-efetivo-melhoria-continua/