Fariseus

Fariseus-Saduceus.jpg.webp

Se você já leu algum dos evangelhos, sabe como agiam os fariseus.

Se não leu ou não se lembra, vou explicar. Os fariseus eram os caras mais religiosos da época de Jesus.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/flavio-quintela/fariseus-pos-modernos/

 

Até a chegada de Jesus no cenário dos evangelhos, ser fariseu era uma boa! Dava status, poder e era uma posição invejada por muita gente. Quem faz com que a palavra mude de significado é o próprio Cristo, ao denunciar a incansável e desejada hipocrisia religiosa praticada por aqueles que, até então, eram os exemplos da juventude e do “povo crente”.

Nada mudou! Os fariseus modernos estão aí, muitos deles com espaço na mídia e gritando alto para serem ouvidos, tentando manipular o povo a serviço de seus próprios interesses e também a mando de “gente graúda” que hoje ocupa espaços até então restritos aos “ungidos”.

(...)

A fome sempre foi de poder, de fama, de dinheiro. E é uma fome insaciável, não basta nunca. Mas para muitos ainda são vistos como exemplos a serem seguidos e espaços a serem alcançados. Ainda há muita gente querendo e ambicionando os espaços alcançados por estes.

Fonte: https://revistaforum.com.br/opiniao/2021/4/30/fariseus-modernos-por-pastor-ze-barbosa-jr-96249.html

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. ” (Mt. 23: 15).

“... os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo o que disseste, ficaram escandalizados? ... ele respondeu: .... Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco” (Mt. 15: 12-13-14).

 

https://www.caminhandoparacristo.com.br/mensagem/fariseu-moderno-701

 

Jesus censurou o farisaísmo em diversas ocasiões por conta de terem externalizado a religião com sua hipocrisia e orgulho, que simplesmente traduzia-se num tipo de exibicionismo e falsa santidade (Mateus 5:20; 16:6-12; 23:1-39; Lucas 18:9-14).

(...)

O próprio Talmude classifica os fariseus em diferentes classes, fazendo distinção entre aqueles que se apoiam num aspecto de falsa humildade e se esforçavam para fazer com que os homens vissem suas boas obras, e aqueles que verdadeiramente demonstravam sinceridade no seu amor por Deus.

Fonte: https://estiloadoracao.com/quem-eram-os-fariseus/

Muitas das doutrinas dos fariseus os colocam em conflito com os saduceus; no entanto, os dois grupos conseguiram deixar de lado suas diferenças em uma ocasião — o julgamento de Jesus Cristo. Para realizar a morte de Jesus, os saduceus e fariseus se uniram (Marcos 14:53; 15:1; João 11:48–50).

(...)

Nos Evangelhos, os fariseus são frequentemente apresentados como oponentes hipócritas e orgulhosos de Jesus. O Senhor declarou isso sem rodeios: “... porque dizem e não fazem” (Mateus 23:3). Como regra geral, os fariseus eram hipócritas e presunçosos em sua ilusão de que agradavam a Deus porque guardavam a Lei - ou pelo menos partes dela. Como Jesus ressaltou, por mais escrupulosos que fossem em seguir os pontos mais delicados do ritualismo, falharam em estar à altura do padrão de santidade de Deus: “... tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé” (versículo 23).

Claro, nem todo fariseu se opôs a Jesus. Nicodemos era um fariseu que corretamente considerava Jesus “um mestre vindo da parte de Deus” e honestamente buscou respostas dEle (João 3:1–2). Nicodemos mais tarde defendeu Jesus perante o Sinédrio (João 7:50–51) e esteve presente na crucificação de Jesus para ajudar a enterrar o corpo do Senhor (João 19:39). Alguns dos primeiros cristãos também eram fariseus (Atos 15:5).

O apóstolo Paulo foi treinado como fariseu, e suas credenciais naquele grupo eram excelentes (Atos 26:5). Paulo chamou a si mesmo de “hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível” (Filipenses 3:5–6). Mas Paulo descobriu que seu cumprimento da Lei não poderia produzir a verdadeira justiça. Depois de colocar sua confiança na obra consumada de Cristo na cruz, ele desejou “ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé” (versículo 9). Ninguém, nem mesmo o fariseu mais estrito, pode justificar a si mesmo por guardar a Lei (Gálatas 3:11).

Fonte: https://www.gotquestions.org/Portugues/fariseus.html

Raça de víboras

Apesar de conseguirem a sentença de Jesus, os fariseus não escaparam do julgamento celestial. O Filho de Deus os acusou de hipocrisia, por não praticarem o que pregavam (Mateus 23.3-5,14). Além disso, o Redentor destacou a falta de compaixão que tinham pelas pessoas (...).
O Mestre também os chamou de raça de víboras e disse que eles estavam condenados ao inferno (Mateus 23.33). Mas nem todos os fariseus negaram Cristo. Alguns O apoiaram (João 3.1-9; 7.50; 19.39; Atos 5.34-39), e outros até se tornaram cristãos (Atos 15.5).

Fonte: https://gracakids.com.br/revista/opositores-de-jesus/

E não é que, em pleno século 21, estamos cada vez mais cheios de fariseus nesse mundo? E são versões diferentes, adaptadas às neuras, vícios e histerias da sociedade contemporânea.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/flavio-quintela/fariseus-pos-modernos/

Bom, eu nunca fui um cara expert em um assunto. Nunca fui um “Doutor” em nada. Mas é muito complicado você ter um título: Ser o sabe tudo, o tal. Porque de repente pode aparecer alguém que sabe mais que você. Na verdade, foi isso que aconteceu com eles. Os títulos, a fama de saber tudo, de ser o dono da verdade caiu por terra diante da sabedoria de Cristo.

Isso para nós que servimos na Igreja é um excelente alerta. Muitos de nós, missionários, leigos consagrados, líderes de movimentos, catequistas, podemos deixar a vaidade e orgulho vir a tona e nos tornamos legalistas, prepotentes e senhores da razão. Cuidado! Não podemos ser os fariseus dos tempos modernos.
(...)

Precisamos sim ensinar a verdade, não ficarmos calados diante da mentira e do pecado, mas não podemos ter a postura farisaica de apedrejar o pecador. É preciso ser como Jesus:
(...)

O pecado que mais entristece o coração do Senhor é o pecado da hipocrisia religiosa. Por isso amigos, é preciso muito discernimento. Muito mesmo!

Fonte: https://blog.cancaonova.com/saojosedoscampos/espiritualidade/cuidado-nao-podemos-ser-os-fariseus-dos-tempos-modernos/

 

Imagem: https://canalfeforte.com/os-fariseus-e-saduceus-dentro-das-igrejas/