Hospedagem de site grátis

 111

Todo mundo que já quis começar um site com certeza gostaria de um serviço de hospedagem gratuita.

Na verdade, ninguém gosta de pagar pelas coisas, especialmente se você não sabe se o seu site irá gerar lucro ou não. Então a opção é um serviço gratuito, certo?

Não tem nada de errado em utilizar um serviço gratuito para hospedar seu site, com certeza isso tem seus pontos positivos, mas não tenha dúvidas, esses serviços vêm com limitações.

É uma ótima maneira de garantir sua presença online sem desembolsar dinheiro logo no começo, mas, ao optar pelos serviços gratuitos, eles podem gerar resultados indesejados para seu site.

Fonte [1]

O que é um serviço de hospedagem de site?

A hospedagem de sites é uma forma de aluguel de um espaço digital para armazenar seus arquivos, possibilitando que suas páginas fiquem online durante 24 horas por dia.

Os provedores de hospedagem também são responsáveis por proteger o site de ataques maliciosos e a transferência de conteúdo com arquivos, imagens e textos do servidor ao navegador dos visitantes.

Além deste trabalho, as plataformas provedoras de hospedagem geralmente oferecem serviços relacionados ao gerenciamento do seu site:

Certificado SSL
Serviço de suporte ao cliente
Backup de sites automatizado

Fonte [2]

O trabalho interno das empresas de hospedagem na web

Sempre que você digita www.whatever.com no navegador do seu computador ou no celular, você está basicamente enviando informações via uma rede complexa de cabos para um computador físico, que é chamado de servidor e fica em uma localização física.

Esse servidor então envia os dados solicitados de volta ao seu computador ou dispositivo móvel, para que eles sejam capazes de exibir o que você está procurando.

Comprar um servidor demanda uma quantia considerável de dinheiro. Mantê-lo também não é barato, sem mencionar o custo de ter um espaço físico para armazenar esse servidor, pagar as contas do provedor de internet, eletricidade e tudo mais.

Resumindo, os custos de manutenção de um servidor não são baixos, e é por isso que as empresas de hospedagem na web cobram um preço pelos serviços realizados.

Então, por que cargas d’água algumas empresas fornecem esses serviços de graça?

Agora nós estamos fazendo as perguntas certas.


Como as empresas de hospedagem mantêm seus serviços gratuitos

As empresas de hospedagem na web precisam encontrar uma forma de pagar as contas e manter as luzes acesas. Existem vários métodos e estratégias para uma empresa dessas manter seus serviços de graça. Enquanto alguns métodos são aceitáveis, outros são antiéticos, podendo ser até deploráveis.

Aqui estão algumas coisas que a maioria das empresas de hospedagem faz para cobrir seus custos.

Propagandas em seu site

Uma das fontes de renda para os serviços gratuitos é colocar anúncios em seu site. Esses anúncios podem ser deles próprios ou de terceiros. Normalmente, você não tem controle sobre que tipo de anúncio será veiculado no seu site, quando opta pela hospedagem gratuita. No fim das contas, não há almoço grátis.


Recursos limitados

Outra coisa que as estas empresas podem fazer é oferecer a você somente o básico para seu site ficar online, mas não o suficiente para conseguir resultados decentes. Isso força você a mudar para um serviço pago ou adquirir recursos adicionais “por um preço baixinho que todo mundo pode pagar!”

Por exemplo, eles podem limitar a largura de banda do seu site, fazendo com que ele fique fora do ar ao exceder 100 visitantes. Para ter seu site online de novo, você tem que mudar para um plano superior, o que automaticamente transforma você em um assinante pago.


Velocidades extremamente baixas

Seu site também pode ser muito lento. No fim das contas, você não está pagando por nada. Eles não são obrigados a alocar nenhum recurso em seu site. Para eles, é muito melhor fornecer esses recursos aos consumidores que estão pagando.


Sem nome de domínio customizado

Muito provavelmente você também não conseguirá ter um nome de domínio customizado. Com os serviços gratuitos, é quase certo que você estará restrito a seunome.servicodehospedagemgratuita.com, o que não é exatamente o melhor para um site profissional.

De qualquer modo, mesmo com todas essas coisas, os serviços gratuitos de hospedagem têm suas vantagens. Eles são fantásticos para pessoas que estão começando e amadores, além de ser uma ótima forma de colocar o seu site no ar rapidamente.

Chega de enrolação, vamos direto ao ponto deste artigo.

1_ Wix

O Wix é (...) daquelas empresas de hospedagem que é conhecida mesmo por aqueles que não conhecem do assunto.
De fato, o Wix não oferece muito em termos de recursos gratuitos, mas o que falta nessa área eles mais que recompensam em termos de usabilidade.

Fonte [1]

O Wix é uma plataforma de criação de sites simplificada que oferece todas as ferramentas para criar sites profissionais que geram resultados.
Uma das vantagens de utilizar o serviço é a possibilidade de contar com sua hospedagem grátis de qualidade. O serviço conta com monitoramento de segurança avançada, configuração automática após a criação do site de garantia de 99,9% do tempo de atividade. Ao criar seu site grátis com o Wix, será possível contar com 500 MB de armazenamento na nuvem e 500 MB de largura de banda.

Fonte [2]

Se você estiver procurando uma hospedagem gratuita na web para hospedar seu site, que tenha um criador de sites que consiga produzir sites elegantes, não perca tempo. Não há como errar com o Wix. Leia aqui nossa avaliação completa do Wix.

Quais são os problemas do Wix?

Armazenagem limitada
Banda limitada
Sem conta gratuita de e-mail
Propagandas exibidas na conta gratuita


2_ 000webhost

Distribuído pela Hostinger, o 000Webhost.com é o próximo na nossa lista dos melhores serviços de hospedagem gratuitos.

Eles já existem há mais de uma década e se estabeleceram como uma das principais empresas de hospedagem gratuita na web, para as pessoas que querem aprender a construir o próprio site.

O 000Webhost.com é 100% gratuito para sempre, então você não tem que se preocupar com o seu site fora do ar daqui um tempo.
(...)

Fornecem 0.3 GB de espaço de armazenamento, 3 GB de largura de banda, um criador de site, etc.
O construtor gratuito de sites é simples de usar, fácil de aprender e vem com muitos templates, que deixarão seu site com uma aparência profissional. Você não vai precisar aprender uma única linha de programação.

Fonte [1]

1 Website; 300 MB Disk Space; Limited Bandwidth (3 GB); 1 Subdomínio

Em minha experiencia pessoal, tive os seguintes problemas com a hospedagem Free do 000webhost:

  • Largura de banda insuficiente para o volume de requisições de um simples site HTML
  • Constante erro de segurança no navegador, com falso positivo de phishing
  • Backups inexistentes, site e cpanel ficam ofline por dias a fio
  • relatos de contas e arquivos excluídos sumariamente
  • Uptime instável, não inspira confiança
  • Logomarca do servidor no rodapé das páginas
  • Necessário fazer checkin mensalmente para manter o site online

 

3_ Girodo Soluções

Servidor compartilhado nacional de hospedagem, gerenciamento, manutenção e criação de sites.
Seguro, backups constantes, banda ilimitada e armazenamento sob demanda a um preço justo.

Consultoria grátis.

Peça já o seu orçamento e surpreenda-se!

https://girodo.com.br/

Fonte [3]

 

Hospedagem grátis vale a pena?

A hospedagem gratuita conta com grandes limitações de recursos, portanto, sites que exigem um desempenho menor ou não precisam ficar online 100% do tempo podem aproveitar bem este tipo de serviço.

Páginas com baixo volume de tráfego e baixa relevância também podem ser hospedadas gratuitamente para diminuir os custos.

Como escolher a melhor hospedagem?

Antes de escolher um serviço, é preciso reconhecer que a maior parte das opções será limitada ou será preciso contratar algum tipo de plano para ganhar a hospedagem gratuitamente. Com isso em mente, é preciso avaliar qual é o objetivo do seu projeto e entender quais limitações podem ser aceitas na hora de hospedar suas páginas.

(...)

Por fim, na maior parte das opções seu site não irá contar com um nome de domínio customizado, uptime garantido, nem mesmo backup*.

Fonte [2]

Veredito: Com qual você deve ir?

Os serviços de hospedagem gratuitos têm seus méritos, não vou mentir. Principalmente para as pessoas que estão começando e fazendo experiências com os construtores de sites, porque, vamos encarar a verdade, ninguém gosta de pagar à toa pelas coisas.

As coisas boas não saem de graça, e as de graça não são tão boas assim. Mas, mesmo assim, alguns dos serviços de hospedagem gratuitos são bem decentes. De qualquer forma, meu ponto é que esses serviços têm suas limitações, que podem vir em forma de propagandas forçadas, recursos limitados, velocidade baixa dos servidores e imposição do nome de domínio, apenas para citar alguns.

Eles são ótimos para propósitos de teste, mas se você quiser levar seu site a sério, os serviços gratuitos não são a melhor escolha.

Pessoalmente, eu prefiro escolher um serviço profissional pago, que tenha todas as vantagens de uma hospedagem premium a um preço baixo, como a Girodo Soluções. A Na realidade, nós hospedamos alguns sites de teste com eles, e até agora não temos nenhuma reclamação dos serviços deles.

As velocidades dos servidores deles são muito rápidas, globalmente, o uptime nunca fica abaixo dos 99% e é um prazer lidar com o excelente time de suporte.

Entre pagar R$ 14,95* ao mês por um serviço confiável ou ter um serviço insatisfatório de graça, eu, com certeza iria com a primeira opção, sem sombra de dúvidas, especialmente se quiser levar meu site a sério.

Nós esperamos que você ache este artigo útil! Se tiver alguma pergunta sobre qualquer serviço listado aqui, não fique com vergonha, mande um e-mail para esclarecer as coisas!

Fonte [1]

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(63) 98425-8333

 

Fontes:

[1]: https://www.bitcatcha.com.br/pesquisa/hospedagem-gratis/
[2]: https://www.jivochat.com.br/blog/marketing/hospedagem-de-site-gratis.html

[3]: https://girodo.com.br/

  • Trecho alterado do artigo original.