Linux em PCs antigos

Netbook Com LXLE

Tem um PC ou netbook antigo que você está relutante em compartilhar? Uma distro leve do Linux pode dar uma nova vida ao seu hardware e a nova distro LXLE é perfeita para isso.


Com o tempo, os computadores ficam lentos. Eles entopem com coisas como arquivos temporários, histórico de internet e os dados gerais que seu computador precisa executar. Não apenas isso, mas aplicativos e sistemas operacionais se tornam mais complexos com o tempo. Tudo isso pode significar que seu computador acabará se esforçando para lidar com a carga.

Então, o que você pode fazer para reviver aquele velho e cansado cavalo de batalha?  Por que não tentar instalar um novo sistema operacional leve?


LXLE (extensão de vida extra do Lubuntu)

O LXLE é uma distribuição Linux super leve e baseada em Lubuntu que deve dar vida à maioria das máquinas antigas. No entanto, a grande diferença que o LXLE oferece sobre muitos outros sistemas operacionais leves é que ele tem foco em colírio para os olhos.

Só porque você está executando um sistema operacional leve, não precisa parecer algo do Matrix !

Eu decidi instalar o LXLE em um antigo Netbook da Compaq que eu tinha deitado em casa. É razoavelmente de baixa potência, tendo uma CPU Intel Atom de 1 GHz de 1G de 1ª geração, 2 GB de RAM e uma unidade de disco rígido de 160 GB e 5400 RPM. Esta deve ser a pequena máquina perfeita para testar o LXLE.

Netbook Com LXLE
Instale o LXLE

A instalação do LXLE (disponível gratuitamente no LXLE.net) é um processo bastante simples. Se você instalou o Ubuntu antes de instalar o Ubuntu no seu computador usando uma unidade flash USB Instale o Ubuntu no seu computador usando uma unidade flash USB Quer instalar o Ubuntu, mas não tem um DVD em branco extra? Não se preocupe! Após o download no arquivo ISO, você pode usar uma unidade flash USB altamente reutilizável para realizar o trabalho. Leia mais, então as etapas necessárias serão familiares para você. É praticamente um caso do tipo "próximo, próximo e final", com exceção de algumas telas onde você precisa inserir os detalhes do usuário e do local.

Consegui instalar o LXLE e rodá-lo no meu pequeno Netbook Compaq em cerca de 20 minutos. Embora isso possa não ser tão rápido quanto a maioria dos computadores modernos, você deve se lembrar que é um netbook de sete anos de idade que estamos falando aqui. Então fiquei muito impressionado com isso.

Instalador LXLE
Performance do sistema

Uma vez que a instalação LXLE terminou o que precisava fazer, meu pequeno e confiável netbook inicializou pela primeira vez, e eu tive um prompt de login após 32 segundos. Eu digitei minha senha e 10 segundos depois, eu tinha um desktop pronto para fazer o meu lance. Apenas 42 de ligar para ter um desktop utilizável é muito bom, especialmente para uma máquina antiga, de baixa potência.

Navegar pela área de trabalho parece elegante, com menus e aplicativos sendo carregados com o mínimo de atraso. Se não fosse pela tela pequena e pelo teclado, você pensaria que esta era uma máquina muito mais poderosa.

Olhando para o gerenciador de tarefas que vem incluído no LXLE, fica claro que mesmo em uma máquina medíocre - como a que eu estou executando - ainda há muitos recursos do sistema para poupar. No meu sistema, o LXLE estava usando apenas 10% da CPU e apenas 160 MB dos 2 GB de RAM que eu tinha disponível. O que significa que ainda havia muito em reserva para quando eu começar a executar aplicativos.

Monitor do sistema LXLE

Infelizmente, o desempenho é uma das razões pelas quais algumas pessoas mudam para o Linux do Windows. Apesar da enorme aceitação do Windows 10, houve muitas críticas para o novo sistema operacional da Microsoft, mas o LXLE realmente leva isso um passo adiante. Em um ponto, eu tinha uma planilha aberta, o navegador da web, uma ferramenta de captura de tela e um cliente FTP, mas o LXLE continuava avançando, usando apenas 30% da CPU e 260 MB de RAM - impressionante!

 

Aplicativos Incluídos

Os desenvolvedores da LXLE claramente pensaram em quais aplicativos incluir em seu sistema operacional. Afinal de contas, qual é o objetivo de ter um sistema leve, se os aplicativos, em seguida, atolarem? Infelizmente, você não encontrará aplicativos como o Google Chrome no LXLE, já que ele consome muita RAM.

Mas você encontrará alternativas leves para a maioria dos aplicativos que os usuários tendem a ter em suas máquinas. Entre as aplicações incluídas estão:

    Navegador SeaMonkey
    LibreOffice Produtive Suite
    Um cliente de FTP.
    Visualizadores e editores de multimídia.
    Jogos

LXLE LibreOffice Writer

Eu uso o LXLE há cerca de uma semana e ainda estou para instalar um único aplicativo, simplesmente porque tudo que eu preciso já está instalado. Para mim, isso diz muito sobre a quantidade de pensamento que envolveu agrupar os aplicativos corretos com esse fantástico sistema operacional.
O que o LXLE pode executar?

No geral, eu achava que o LXLE funcionava perfeitamente no meu pequeno netbook, tanto que eu queria ver do que ele realmente era capaz. Então eu decidi pular para o meu computador principal e criar uma máquina virtual com recursos extremamente limitados disponíveis. Optei pelo seguinte:

    512 MB de RAM.
    CPU de um único núcleo.
    8 GB de disco rígido.
    Gráficos de 16 MB (sem aceleração 3D).

Mesmo correndo na minha pequena máquina virtual, LXLE ainda tirou da sacola. O desempenho foi obviamente mais lento que o meu netbook, mas honestamente, foi marginal. Tudo ainda parecia super liso e com um navegador rodando, eu ainda tinha mais de 50% de RAM disponível!

LXLE VM Running Browser
O que você está esperando?

No geral, o LXLE é um sistema operacional fantástico que permitirá que você aumente a vida útil dessa máquina antiga - e ficará bem ao fazê-lo. Pessoalmente, estou tão impressionado com o LXLE que vou substituir permanentemente o Windows 7 Starter edition pelo LXLE no meu netbook.

Se você tem uma máquina com menos de 3 anos, então o LXLE pode não ser para você, já que sua máquina provavelmente rodará a versão mais recente do Ubuntu, mas o LXLE preenche um nicho e o preenche bem. Se você já tentou outros sistemas operacionais leves e decidiu contra eles porque eles são muito monótonos, ou porque eles não têm funcionalidade, eu recomendo que você experimente o LXLE.

Fonte: https://pt.tipsandtrics.com/revive-your-old-pc-with-lightweight-linux-lxle-763452