Este é o 3° artigo de uma série dividida em 3 partes de como impor respeito.
1 Pare de pedir desculpas por tudo. Antes de ser respeitado pelas outras pessoas, você precisa aprender a ter mais respeito próprio — e, para começar, deve aprender a aceitar quem é e o que faz. Portanto, pare de pedir desculpas por precisar de um tempo a sós, deixar de sair com os amigos para passar mais tempo com a família, não conseguir cumprir as expectativas exageradas do seu chefe e assim por diante! Respeite os seus limites e não tenha medo de dizer às pessoas que você não é capaz de fazer certas coisas, ou elas nunca vão respeitar o seu jeito de ser.
Por outro lado, não encare isso como carta branca para nunca pedir desculpas. Você só vai impor respeito às pessoas se admitir seus erros e se desculpar por eles (e do fundo do coração)!
2 Aprenda a dizer "não" nas horas certas. Quem vive aceitando tudo o que as pessoas pedem no dia a dia nunca impõe respeito. Se é o seu caso, crie o hábito de se recusar a fazer algumas coisas: cuidar do cachorro do seu amigo que vai viajar, mesmo estando sem tempo, dar uma carona para aquele colega de empresa que mora do outro lado da cidade etc. Não tenha pena e nem fique pesaroso por nem sempre ter condições de ajudar quem precisa!
Não invente desculpas para não ajudar as pessoas e nem implore o perdão delas quando você não conseguir de fato. Aceite a sua decisão!
Se você ficar com remorso e quiser ajudar de alguma forma, mesmo que pequena, ofereça uma alternativa à pessoa que pediu o favor.
3 Imponha limites claros. Você precisa mostrar claramente às pessoas o que está e não está disposto a fazer, ou elas vão acabar abusando da sua boa vontade — até um ponto em que tudo vai ficar insuportável. Por exemplo: se você costuma cuidar dos seus sobrinhos por um total de cinco horas por semana, mas disser à sua irmã que não consegue passar disso, ela não vai insistir por mais tempo; contudo, se você ceder e oferecer seus fins de semana, ela vai tentar tirar proveito da situação. Isso se aplica a qualquer área da vida, seja pessoal ou profissional.
As pessoas só vão respeitar o seu tempo se você deixar as suas intenções e expectativas claras logo de cara.
4 Conviva mais com pessoas que respeitem você. Na sua jornada em busca de mais respeito próprio, você precisa começar a conviver com pessoas que façam bem à sua vida. Se algum colega, amigo ou mesmo parente seu vive tirando sarro do seu jeito de ser, da sua aparência, da sua condição financeira ou afins, pense: será que vale a pena continuar próximo a ele? Não aceite ser maltratado pelas pessoas que deveriam fazer parte do seu sistema de apoio, ou ninguém mais vai mostrar respeito.
Isso significa que é hora de reavaliar os seus relacionamentos. As pessoas à sua volta fazem você se sentir bem? Ou vivem criticando cada decisão, atitude e característica sua? Nesse segundo caso, é melhor repensar na relação — e, se for preciso, até colocar um ponto final em tudo.
5 Não implore por nada. Muitas pessoas que não têm tanto respeito próprio imploram por ajuda, favores, atenção, afeto e outras coisas do tipo. Por outro lado, é normal pedir alguns tipos de auxílio em certas situações, mas não com desespero. Por exemplo: se a sua namorada não tem nenhum tempo para você, converse com ela sobre o que não está dando certo e veja se alguma coisa muda. Se não mudar, é melhor terminar de vez.
Implorar não só mostra à pessoa com quem você está falando a sua total falta de respeito próprio, como também deixa claro o seu desespero e a sua incapacidade de resolver seus próprios problemas.
6 Cuide de si mesmo. Você nunca vai impor respeito às pessoas se não cuidar de si próprio. Ou seja: não beba tanto nas festas da firma a ponto de perder a compostura; não vá para a aula ou o trabalho desarrumado; nem chegue atrasado aos seus compromissos; e por aí vai. E esse cuidado vai muito além! Crie o hábito de fazer três refeições balanceadas por dia, dedicar tempo aos seus hobbies, praticar exercícios físicos e estimular a mente.
Vai ser muito mais fácil cuidar de si mesmo se você tiver orgulho da pessoa que é. De quebra, isso vai impor mais respeito às pessoas nas suas interações do dia a dia.
Fonte: https://pt.wikihow.com/Impor-Respeito-em-Outras-Pessoas