E se eu te dissesse que tudo que te impede de realizar seus sonhos e viver a sua liberdade financeira é porque você está em uma grande corrida dos ratos?
Você por acaso saberia dizer do que se trata a corrida dos ratos?
Este termo foi utilizado por Robert Kiyosaki em seu Livro Pai Rico, Pai Pobre para descrever a classe trabalhadora que está sempre atrás do salário no final do mês para sobreviver.
Esta obra é um dos livros sobre investimentos financeiros que eu recomendo neste artigo para quem deseja alcançar a independência financeira.
Neste artigo você vai descobrir mais detalhes do que é a Corrida dos Ratos e como sair dela para viver livre financeiramente!
O Que é A Corrida Dos Ratos
Como dissemos no início deste artigo, este é um termo que ficou conhecido após o lançamento do Best-Seller de Robert Kiyosaki. Após o lançamento desta obra, o autor ficou conhecido como um dos maiores educadores financeiros do mundo.
Em seu livro, o autor explica o conceito para que possamos entender o que é esta “Corrida”.
Certamente, você deve conhecer algum amigo, parente ou conhecido que esta sempre se matando de trabalhar, não é mesmo?
Em geral, estas pessoas estão sempre trabalhando mais e mais e parecem nunca terem dinheiro o suficiente para manter suas despesas. Foi pensando neste cenário que Robert Kiyosaki comparou a situação financeira dessas pessoas com ratos de laboratório.
É notável como ratos de laboratório vivem em uma corrida sem fim em labirintos ou rodas e nunca chegam a lugar nenhum.
Sendo assim, se você também consegue visualizar esta situação em sua vida financeira.
Isso significa que você pode com grandes problemas!
Como As Pessoas Entram nessa Corrida?
Entrar nessa corrida, pode parecer uma questão de azar, ou então, uma questão do ambiente em que você vive. Contudo, a verdade é que estar na corrida dos ratos é fruto das más decisões financeiras que tomamos.
Vejamos um exemplo:
João é um jovem de classe média. Ele trabalhou se dedicou desde sua infância estudando muito para tirar boas notas na escola. Seus pais sempre lhe aconselharam a estudar para passar numa boa Universidade e arrumar um bom emprego. João finalmente termina a faculdade e consegue entrar em uma boa empresa e recebe seu primeiro salário.
Então, é exatamente neste ponto que o perigo começa.
Juntamente com o primeiro salário, começam as primeiras despesas.
Logo, João percebe que o seu salário não é suficiente para comprar tudo aquilo que deseja. Ele observa que seus vizinhos, amigos e colegas tem uma qualidade de vida melhor do que a dele.
Pois, eles usam roupa de marca, possuem o carro do ano, postam stories no Instagram que estão sempre viajando, etc…
Sofrendo grande pressão da sociedade para se “enturmar”.João anseia por compartilhar o mesmo estilo de vida que seus amigos. Então, para conseguir alcançar isso e comprar muitas coisas por um preço “barato”, ele recorre ao cartão de crédito.
Afinal, se ele parcelar tudo, o valor “dói menos no bolso”.
Com o passar do tempo, mais da metade salário de João está comprometido com o pagamento de suas dívidas.
Quando isso acontece, um novo ciclo se inicia na vida de João, que agora não só comprometeu seu salário atual, como seus rendimentos futuros a despesas de coisas que já consumiu.
A Nova Vida de João
Agora sim, João tem uma vida semelhante a de todos os seus amigos, está sempre viajando, trocando de carro, roupas de griffe, etc… No entanto, todos esses luxos momentâneos tem um certo custo.
E não estou falando apenas do custo financeiro, mas um custo de oportunidade.
João entrou na Corrida dos Ratos.
Pois, para manter-se nessa pseudo-alta-classe, ele precisa sempre recorrer ao crédito e a financiamentos com altas taxas de juros.
Dia após dia João trabalha cada vez mais para ganhar mais dinheiro através de hora extra, venda de férias, trabalhos aos fins de semana, etc… Com a esperança de um dia se livrar de todas essas despesas.
O problema é que ele deseja fazer isso apenas trabalhando mais, sem nem sequer abaixar seu padrão de vida.
Afinal, o que seus amigos pensariam dele?
Dessa forma, se João precisa começar a controlar suas despesas e aceitar a abaixar um pouco seu padrão de vida. Caso contrário, ele passará toda sua vida na corrida dos ratos.
A história de João pode parecer soar como alguma loucura para você. Entretanto, pesquisas afirmar que cerca de 41% da população se encontra endividada. Ou seja, isso significa que cerca de 63 milhões de brasileiros estão na corrida dos ratos.
Isso sem contar o fato das pessoas que não se encontram endividadas, mas também estão nessa corrida. Pois, vivem para pagar as contas no final do mês e somente isso.
Não possuem esperança de ter uma vida melhor.
E você, como está sua situação financeira? Você por acaso já sofreu de ansiedade esperando o salário no final do mês?
Então, continue lendo este artigo para descobrir finalmente como se livrar deste problema!
Como Sair da Corrida dos Ratos
Se você leu este artigo até aqui, certamente deseja ter uma vida melhor e sair deste desastre financeiro que é a corrida dos ratos. Em seu livro, Robert Kiyosaki explica de forma simples o caminho para a saída dessa corrida.
Basicamente, tudo que você deve fazer é comprar ativos!
A principal diferença entre as pessoas ricas e pessoas pobres é a sua mentalidade financeira. Enquanto os ricos dedicam suas vidas comprando ativos, os pobres passam sua vida inteira construindo passivos.
Se você não sabe o que são ativos e passivos, vamos explicar de maneira resumida:
- Ativos financeiros são todas aquelas coisas que colocam dinheiro no seu bolso;
- Passivos financeiros são todas as coisas que tiram dinheiro do seu bolso.
Sendo assim, seu emprego é um ativo, seus investimentos são ativos, se você tiver um imóvel para alugar, ele também será uma ativo, etc…
Agora, se você costuma a gastar dinheiro comprando coisas que só te geram mais despesas, essas coisas são passivos.
Para mudar de vida e começar a viver a vida dos seus sonhos, você precisa começar a economizar dinheiro para cultivar ativos! Você pode começar a mudar de vida agora mesmo em três passos simples:
- Anotar seus gastos e controlar suas despesas;
- Fazer um orçamento e separar uma parte dos seus ganhos para investir;
- Comprar ativos e diminuir seus passivos.
E o melhor de tudo, não é preciso nenhuma fortuna para conseguir seu primeiro ativo. Você pode começar a investir hoje mesmo por apenas R$30! Com o Tesouro Direto, por exemplo.
Resumindo
Como vimos ao longo deste artigo, estar na corrida dos ratos é uma questão de tomar más escolhas durante a vida. Isso não significa que você é culpado por ter tomado essas escolhas.
Vivemos em uma sociedade condiciona a estudar, trabalhar e pagar as contas.
Ninguém nos ensina sobre educação financeira e como realmente construir ativos para viver financeiramente livre.
Contudo, a partir do momento que você tem consciência disso, passa a se tornar o único responsável pela sua vida financeira.
Você pode escolher permanecer na corrida dos ratos pelo resto de sua vida. Ou então, começar a tomar as atitudes necessárias para sair da corrida dos ratos.
Somente você é responsável pela sua vida financeira.
Aqui no Caminho da Riqueza, você encontra diversas dicas e conteúdos gratuitos que vão te ajudar neste processo de mudança de mentalidade.
Porém, somente você tem a capacidade de dar os passos necessários e fazer essa mudança.
Você conhece mais alguém que está na Corrida dos Ratos ou em dificuldades financeiras? Compartilhe este artigo com seus amigos para que eles possam se beneficiar deste conteúdo também!
Fonte: https://www.caminhodariqueza.com/corrida-dos-ratos/