Ábaco

Ao longo da história, diversos tipos e modelos de ábacos foram criados.

Se hoje utilizamos o ábaco moderno como ferramenta pedagógica para crianças que estão ainda começando a aprender matemática, antes versões mais completas dele foram utilizadas para cálculos agrícolas e tantos outros ramos em que a sociedade se desenvolvia.

A menção mais antiga que se tem a um dispositivo semelhante ao ábaco data de 400 anos A.C. na Mesopotâmia. No entanto, este artigo fará referência apenas ao Suanpan - o Ábaco Chinês.

Suanpan

O tradicional e difundido ábaco chinês é denominado Suanpan.

O Suanpan geralmente tem cerca de vinte cm de altura e vem em variadas larguras, dependendo do fabricante. Tem habitualmente mais de sete hastes. Existem duas bolas em cada haste na parte de cima e cinco na parte de baixo, para números decimais e hexadecimais. Ábacos mais modernos tem uma bola na parte de cima e quatro na parte de baixo.

O Suanpan é um ábaco tão evoluído e complexo que alguns de seus modelos não se limitam apenas a subtrair e adicionar, mas também a multiplicar, dividir e a fazer a raiz quadrada e cúbicas dos números naturais.

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O ábaco como método pedagógico

Como método pedagógico, os alunos apresentam a utilizar o ábaco como ferramenta de aprendizado aritmético, uma vez que o ábaco ajuda o estudante a entender o procedimento, não o realiza pelo estudante, como é o caso da calculadora. O ábaco é eficiente por ser um meio, não um fim.

Ao visualizar a ferramente ilustrativamente e poder manuseá-la, o ábaco funciona como um brinquedo educativo para o jovem, estimulando a assimilação do conteúdo e o interesse dele pela aritmética.

O ábaco é importante para a realização de operações matemáticas e faz com que o estudante reflita acerca de seus processos de raciocínio. A metodologia ajuda a desenvolver a memória e o raciocínio lógico-matemático, além de exercitar a capacidade de análise, comparação, manuseio, sensibilidade e associação.

Conclusões

É lamentável que não só instituições de ensino, mas também as próprias pessoas tenham trocado a utilização do ábaco pela calculadora para a solução de problemas aritméticos, por mais que seja um caminho natural e sem volta, em face da recente portabilidade da calculadora e praticidade na representação dos resultados.

Por fim, o ábaco possui imensa penetração nas estrategias pedagógicas junto a deficientes visuais, pois os estudantes conseguem aprender a gerir as quantidades por meio do tato. Dessa forma, operações aritméticas de adição e subtração ficam mais acessíveis à assimilação de estudantes cegos.

O ábaco, portanto, por mais que pareça obsoleto visto às novas técnicas modernas de soluções matemáticas, ainda possui uma grande relevância social visto suas possibilidades pedagógicas. Não só abrindo portas na história da matemática, o ábaco continua sendo ferramenta preciosa no dias de hoje.

Fonte:

https://www.marcelouva.com.br/como-funciona-um-abaco-e-para-que-serve/

Imagem:

https://www.soumae.org/abaco/

https://www.revistamacau.com.mo/2012/11/27/suan-pan-abaco/