O ábaco (suanpan é a variedade mais útil), é uma ferramenta de cálculo que parece simples e ainda é usada ao redor do mundo todo.
Trata-se de um dispositivo de aprendizagem útil para deficientes visuais e para quem deseja aprender as origens da calculadora moderna. Depois de aprender o básico do uso de um ábaco, você poderá rapidamente fazer contas como adição, subtração, multiplicação e divisão.
Contando
-
1Oriente o ábaco da maneira correta. Cada coluna da linha superior deve ter uma ou duas contas por linha, enquanto cada coluna da linha inferior deve ter quatro contas. No início, todas as contas devem estar na linha superior e na inferior. As contas da linha superior representam o número 5, e cada conta da linha inferior representa o número 1.[1]
-
2Dê uma casa a cada coluna. Assim como na calculadora moderna, cada coluna de contas representa uma casa, a partir do qual se monta um número. Portanto, a coluna mais à direita seria a das unidades (1 a 9), a segunda mais à direita, a das dezenas (10 a 99), a terceira, a das centenas (100-999) e assim por diante.[2]
- Você também pode atribuir algumas colunas a casas decimais, se necessário.
- Por exemplo, para representar um número como 10,5, a coluna mais à direita seria a primeira casa decimal; a segunda, a casa das unidades; e a terceira, a casa das dezenas.
- Da mesma maneira, para representar um número como 10,25, a coluna mais à direita seria a segunda casa decimal; a segunda coluna seria a primeira casa decimal; a terceira seria a das unidades, e a quarta, a das dezenas.
-
3Comece a contar com as contas da linha inferior. Para contar um dígito, empurre uma conta para cima. O número um é representado por empurrar uma única conta da linha inferior da coluna mais à direita para cima. Para o dois, empurre duas contas, etc.[3]
- Você vai perceber que é mais fácil usar o polegar para mover as contas da linha superior, e o indicador para mover as da linha inferior.
-
4Complete a troca de 4 para 5. Como só há quatro contas na linha inferior, para passar do 4 para o 5, empurre a conta da linha superior para baixo e todas as quatro contas da linha inferior também para baixo. A leitura correta do ábaco nessa posição é 5. Para contar 6, empurre uma conta da linha de baixo para cima, de modo que a conta da linha superior fique para baixo (representando o valor 5), e uma conta da linha inferior fique para cima.[4]
-
5Repita o padrão para números maiores. O processo é essencialmente o mesmo em todo o ábaco. Vá do 9, em que todas as contas das unidades estão para cima e a conta da linha superior estará para baixo, para o 10, em que uma conta da linha inferior da casa das dezenas é empurrada para cima, enquanto as contas da casa das unidades são empurradas de volta para a posição inicial.
- Por exemplo, o 11 teria uma conta da segunda coluna para cima, e outra da primeira coluna também para cima, todas da linha de baixo. O 12 teria uma na segunda coluna e duas na primeira coluna, todas para cima, e todas da linha inferior.
- 226 teria duas contas da terceira coluna empurradas para cima na linha inferior, e duas da segunda coluna também para cima na linha inferior. Na primeira coluna, uma conta da linha inferior estaria para cima, e a conta da linha superior estaria para baixo.
Leia o artigo completo em: https://pt.wikihow.com/Utilizar-um-%C3%81baco