Ford T

Conheça o Ford Modelo T, o primeiro carro popular da história.

William Ford era um típico fazendeiro do século 19 nos EUA, vivendo da produção agrícola de sua fazenda, no interior de Michigan. Pai de seis filhos, o mais velho deles, Henry Ford, era o responsável pela manutenção das máquinas agrícolas e mostrava uma habilidade inacreditável em mecânica desde jovem; aos 15 anos ele era o reparador de relógios mais procurado da região.

Aos 16 anos decidiu sair de sua cidade e apostar sua vida em Detroit. Entre idas e vindas, e trabalhos na área de engenharia, ele criou a Ford Motor Company, em 1908, juntamente com outros 11 investidores.

Seu sonho de realizar produção em série nas máquinas de campo tornou-se realidade com o Ford Modelo T, lançado em 1908 por 850 dólares, mas que só teve a fabricação em série iniciada em 1913, instalando uma nova era de produção no planeta. Seu motor é um quatro cilindros de 2.9 litros, que entrega 20 cv de potência, permitindo atingir a velocidade máxima de 65 km/h.

O pioneirismo na produção em massa, fez o Modelo T representar mais da metade da frota mundial de carros em 1920. Sua produção foi encerrada em 1927, somando 15.007.003 de unidades vendidas em seus 19 anos de produção.

Fonte: https://revistacarro.com.br/ford-t-de-1911-o-carro-que-mudou-a-historia/

Lançado em outubro de 1908 a 850 dólares, ele já era uma pechincha, embora até o para-brisa fosse opcional. Mas não tanto quanto Henry Ford queria. Ao longo de 19 anos de mercado, esse valor cairia a ponto de um Modelo T custar menos de 300 dólares em 1922 – o equivalente a 4.620 dólares de hoje.

O Modelo T catapultou a indústria de autopeças, incentivou o governo americano a pavimentar ruas e avenidas e os trabalhadores a procurar os grandes centros na busca de empregos na indústria. Tamanha importância e carisma – sem falar na confiabilidade – renderam o apelido Tin Lizzie (empregada de lata).

Sua resistência era mérito, em grande parte, do material usado nele. O uso de aço vanádio, liga mais leve desenvolvida pela Ford para o veículo, permitia a utilização de um motor menos potente, sem reduzir a robustez do carro.

O Ford T também ajudou a fazer do volante do lado esquerdo do carro o padrão americano e de quase todo o mundo.

Pedais tinham função e sequência completamente diferente: à esquerda o acionamento das duas marchas, ao centro o acionamento da ré e à direita o freio Marco de Bari/Quatro Rodas

Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/especial/ford-modelo-t-o-primeiro-carro-nacional-mudou-o-mundo/

Para se ter uma ideia, naquela época os Estados Unidos contavam com menos de 30.000 km de estradas pavimentadas, o que tornava dirigir um desafio tanto para os veículos como para os motoristas. Feitos artesanalmente, os carros então eram vistos mais como um brinquedo de luxo – perigoso, barulhento e caro.

Fonte: https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt/news/2018/10/02/ford-modelo-t--primeiro-carro-popular-da-historia--comemora-110-.html

Para acelerar a produção em série, as várias cores oferecidas entre 1908 e 1913 passaram a se resumir a uma única, o preto, por ser rápido de secar. Essa política duraria até 1925.

Com o tempo, ele foi sendo aprimorado. A carroceria, antes de madeira, passava a ser de metal em 1919 – foi nesse ano que ele começou a ser montado em São Paulo, tornando-o o primeiro carro feito no Brasil. A fábrica instalada no centro de São Paulo era, inclusive, atração turística.
início da indústria automotiva brasileira
Na década de 1920, as pessoas visitavam a Ford para saber como se montava um automóvel Acervo/Quatro Rodas

Por aqui, o Ford T era vendido desde 1908 e já tinha até apelido: Ford Bigode, por ter duas alavancas atrás do volante – uma controlava o acelerador e outra o avanço da ignição.

Partida elétrica tornou-se opcional em 1920 e pneumáticos deixaram o rodar mais suave a partir de 1924.

Porém o mundo já não era o mesmo. Apesar de Henry Ford insistir em manter características primordiais do Modelo T em produção, a concorrência já reagia. Por fim, seu filho Edsel o convenceu a investir em um carro mais moderno, o Modelo A.

Em 25 de maio de 1927, o automóvel que revolucionou o mundo no século 20 saiu de linha, após mais de 15 milhões de unidades vendidas, recorde que o Fusca só superaria em 1972. A marca que o Ford T deixou na economia, no estilo de vida e na cultura do planeta até hoje, no entanto, não foi superada.

Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/especial/ford-modelo-t-o-primeiro-carro-nacional-mudou-o-mundo/