O que é Elefante branco?
Elefante branco é uma expressão utilizada para classificar algo valioso ou que custou muito dinheiro, mas que não possui utilidade ou importância prática.
Popularmente, a expressão elefante branco é também usada para simbolizar os presentes grandes, volumosos e estranhos que não possuem qualquer tipo de serventia para o indivíduo, mas que não podem ser dispensadas.
No âmbito político e empresarial, elefante branco é o nome dado à obra ou projeto que é criado ou construído e que não possui quase nenhuma utilidade para a sociedade. Normalmente, estes investimentos são bastante caros e inúteis.
Nos grandes centros urbanos brasileiros, por exemplo, existem diversos "elefantes brancos", como os estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014, viadutos e estradas que não auxiliam no fluxo de trânsito, hospitais e outros prédios públicos que foram construidos e abandonados pelo governo.
Biologicamente, o elefante branco é uma espécie de elefante albino, que existe na Ásia e possui um grande valor simbólico entre os tailandeses.
Lenda do elefante branco
A origem do uso da expressão "elefante branco" surgiu por causa de um costume típico no reino de Sião (atual Tailândia).
Segundo conta a lenda, no reino de Sião o elefante branco era um animal bastante raro e considerado sagrado. Quando um elefante branco fosse encontrado, deveria ser entregue imediatamente para o rei.
Quando algum súdito não agradava o rei, este "presenteava-o" com um elefante branco que, por ser considerado um animal sagrado, não deveria ser recusado ou passado para outra pessoa.
O novo dono do elefante branco tinha a obrigação de cuidar muito bem do animal, alimentando-o, limpando-o e ornamentando-o, tendo para isso muitas despesas e nenhum ganho, pois os elefantes brancos não podiam trabalhar ou ser vendidos.
Os europeus, ao observarem esta prática, passaram a utilizar a expressão "elefante branco" para conotar coisas valiosas, mas que eram inúteis.
Fonte: https://www.significados.com.br/elefante-branco/
Contudo, como as despesas para a manutenção do elefante eram extremamente elevadas, esse presente transformava-se num grande incômodo, do qual não se podiam livrar.
O que é, então, um elefante branco?
Elefante branco é uma expressão usada de forma crítica e irônica para indicar alguma coisa que é valiosa e dispendiosa mas que não possui qualquer utilidade, transformando-se em algo incômodo...
Como um presente estranho ou que ocupa muito espaço, sendo de pouca serventia para quem o recebeu.
Como um projeto governamental ou uma obra dispendiosa e de grandes dimensões, que é inútil, não tendo utilidade prática.
Será que este ano minha sogra me vai presentear com outro elefante branco?
Nunca me conseguirei livrar deste elefante branco.
Esse prédio parece majestoso, mas está abandonado, é apenas um elefante branco.
Essa construção não passa de um elefante branco.
Fonte: https://www.dicio.com.br/origem-expressao-elefante-branco/