Presunçoso

Pernalonga Maestro Leopoldo - YouTube

Você conhece alguém que se acha o máximo?

Aquele que quer ver tudo primeiro, mas não enxerga nada. Do tipo que quando você fala ao invés de ouvir fica o tempo todo pensando no que vai dizer. Aquele que responde antes de você terminar de falar e que se julga acima do bem e do mal. Sim, o mundo está cheio de gente assim. Gente que se acha o “rei da cocada preta”. Só porque ocupa um cargo acima da média, pensa que é Deus e que todos devem curvar-se e venerá-lo.

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/os-fatos-sempre-falam-por-si

Agir como dono da verdade é uma característica geralmente observada em indivíduos que não lidam de forma amistosa com argumentos e ideias divergentes. Isso porque essas pessoas tentam a todo custo provar que estão corretas, enquanto os outros estão errados. Por trás deste comportamento dominador e agressivo estão fatores como a insegurança e a ausência de empatia.

Pessoas que se acham donas da verdade vão até às últimas consequências na hora de argumentar com quem discorda de suas opiniões e, em geral, costumam ser impulsivas e intolerantes. Muitas vezes, não ter mais contato com indivíduos que apresentam este perfil de comportamento é a única opção que temos. Afinal, esta pessoa pode ser um amigo, um ente querido, um colega de trabalho e até mesmo seu chefe.

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/veja-3-dicas-de-como-lidar-com-pessoas-que-se-acham-donas-da-verdade/

Pessoas que se acham melhores que os outros estão presentes em todos os lugares e, muitas vezes, você não tem outra escolha a não ser lidar com elas — principalmente quando está no ambiente de trabalho.

Então, o primeiro passo para saber como agir com esse tipo de pessoa é entender por que elas pensam dessa forma e de onde vem a síndrome de “dono da verdade”.

(...)
Ocorre que, dependendo da educação e do histórico de cada indivíduo, essa inclinação pode se tornar predominante na personalidade e dar origem a uma pessoa egocêntrica, prepotente e que sempre se enxerga acima de todos.

As motivações para esse comportamento são várias: necessidade de autoafirmação, traumas passados, baixa autoestima, ego inflado ou infantilizado, entre outras.

Mas, na prática, é melhor aceitar que existem pessoas que se acham melhores do que os outros.

E também encontrar maneiras de lidar com elas do que ficar tentando fazer um diagnóstico, principalmente no trabalho.

Afinal, a humanidade é muito diversa e temos que estar preparados para nos relacionar com os mais diferentes perfis.

Fonte: https://www.poderdaescuta.com/pessoas-que-se-acham-melhor-que-os-outros/

O homem inteligente está sempre pré-disposto a oscilar. Faz sempre coisas diferentes. Está sempre viajando para conhecer novos lugares, diversificando a leitura, alternando restaurantes, desenvolvendo novos hábitos alimentares, construindo novas amizades, mudando o estilo de vestir, de ser e de viver. Gente que só enxerga em preto e branco não conseguem perceber que os fatos sempre falam por si. Que a verdade não é um assunto de sua visão pessoal. Ele não tem a sapiência de aceitar que as coisas são como elas realmente são, não como ele imagina ou gostaria que fossem.

O fato é que quem enxerga em preto e branco, não consegue perceber que nenhuma autoridade é maior do que a realidade. Ainda que sessenta milhões de pessoas digam uma coisa tola, ela continuará sendo uma coisa tola. O céu azul não é menor porque o cego não pode vê-lo.

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/os-fatos-sempre-falam-por-si

É preciso também nos autoavaliarmos

Com certeza é muito bom ter razão nas colocações que fazemos, ainda mais quando as pessoas ao nosso redor também concordam conosco. Nestes casos, a sensação de prazer é ainda maior. Entretanto, precisamos fazer uma autoavaliação se não estamos impondo, de maneira incisiva, nossas ideias e opiniões, fazendo com que todos que nos cercam sintam-se inibidos em nossa presença.

Isso porque, uma das coisas mais fáceis que existem no mundo é o ato de apontar o dedo para alguém e dizer que fulano ou cicrano é o dono da razão, quando na verdade nós também temos este tipo de comportamento. Sendo assim, é fundamental termos o cuidado, para que não sejamos também agressivos e acabemos procurando ter sempre razão, sem a menor necessidade.

Acredito que, o mais importante neste processo, é procurar sempre se blindar, para que o comportamento de pessoas assim não nos impactem negativamente, bem como nos colocarmos à disposição para colaborar em seu processo de evolução contínua sempre que elas precisarem.

Além disso, fazer, constantemente, uma autoavaliação, vai nos ajudar a acessarmos a melhor versão de nós mesmos, para evitar que entremos em conflito, e para contribuir para que sempre estejamos em paz com a gente mesmo.

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/veja-3-dicas-de-como-lidar-com-pessoas-que-se-acham-donas-da-verdade/

"Mesmo porque, no fim das contas, os resultados falam por si."~DB