Minha* experiência como programador

tocarTerror1.jpg

Dev FullStack Sênior fazendo trabalho de TechLead por 4k

 

"A história relatada abaixo NÃO é minha, mas ilustra um pouco de minha experiência como programador."~DB

Parece piada, mas não é! Vamos à história:

Eu comecei a trabalhar numa empresa depois de alguns meses de vagabundagem, minha vó estava com um problema de saúde sério, então eu aproveitei que tinha um estoque financeiro legal e tirei alguns meses pra ajudar a minha família. Depois que tudo passou, voltei a aplicar pra vagas (era dev Java fullesterco), até que pouco tempo depois recebi uma proposta pra uma vaga presencial na cidade vizinha, 1h de busão. Nesse momento minha grana tava acabando, e eu já planejava ir morar nessa cidade por conta da faculdade, então, aceitei o trampo e fui presencialmente lá pra acertar contrato e tudo mais.

Lá, me falaram que iam me contratar como júnior por causa das políticas da empresa e blábláblá, com um salário um pouco abaixo mas as coisas iriam aumentando conforme eu progredisse na empresa. Me ofereceram 2700 sujo (2200) limpo, dei uma relevada, e aceitei porque estava precisando na época.

Agora que começa a pica, quando cheguei pra trabalhar de fato, aquilo era um caos, tecnologias velhas pra cacete e 0 planejamento, LITERALMENTE, a gente só ia recebendo o que o gerente de desenvolvimento (um dos 2 donos da empresa) queria que a gente fizesse, acontecia direto de eu estar fazendo alguma task e o cara mandar eu parar na hora e começar a fazer alguma outra coisa porque precisava sair pro cliente logo e fodase, não era nem questão de apagar incêndio, era feature mesmo. E o pior, da equipe de 8 desenvolvedores, só eu e uns 2 sabiam o que estavam fazendo, e olhe lá, porque eu tinha caído de paraquedas na empresa.

Pra piorar, o nosso "QA" era um mano do suporte que ficava na sala com a gente, e não testava nada no fim das contas, mas tipo, n era a função do cara, no fim das contas ele ajudava a gente com algumas regras de negócio e era isso, ele era do suporte.

E pra fechar com chave de bosta, o próprio gerente, repetindo, um dos DONOS da empresa, fazia commit bomba estourando o sistema, ou gerando um bug, que depois voltava pros devs e a gente ficava com a culpa.

Aquela "melhora de salário", era tudo papo, eu até fui subindo de cargo, até chegar em pleno 3, recebendo 3.7k, só que mano, não tinha tech lead, sênior, arquiteto, nem porra nenhuma, era a vontade do gerente, o dev, o teclado, e seja o que deus quiser. E eu não me importo de bolar arquitetura ou coisas do tipo, o foda é que: primeiro, eu me sentia sendo sabotado pelo resto dos devs, a maioria só fazia gambiarra e código mal feito, não era feito com má vontade, era MAL FEITO, parecia que os caras estavam se esforçando pra fazer o pior possível, e segundo, toda vez que eu ia comentar de salário, o outro dono da empresa (dona no caso), só me falava que "meu salário tava no piso da função" e que eu ia me avaliar pra melhorar. Com o tempo, entendi o mindset dos outros devs, basicamente, "se o salário tá no piso, o esforço também".

Agora vem a melhor parte: eu tankei 1 ano lá, depois consegui outra vaga, que exigia inicio imediato, então fui falar com o gerente de desenvolvimento porque só iria ficar mais uma semana na empresa. Falei namoral com ele, agradeci a oportunidade, comentei sobre algumas questões que eu poderia passar pros outros devs antes de sair porque tinham 3 api's inteiras que só eu mexia! O cara me deu um esculacho como se fosse meu pai, falou que estava decepcionado, depois deles terem INVESTIDO EM MIM (sim ele falou literalmente isso), e que tinha desmarcado umas entrevistas por minha causa e blábláblá... uns dos momentos mais antiprofissionais que eu já vi na vida. Só fiquei quieto, porque nesse ponto n tem nem oq discutir.

Até aí ok, voltei pra minha task e continuei trabalhando normal, até que por volta das 2 da tarde ele me chama pra conversar dnv, e agora vem a proposta do século, ele propôs me promover pra Sênior, e que eu iria tomar as funções dele, programar, e fazer code review, ou seja, gerenciar todas aquelas demandas sem pé nem cabeça e ainda fazer mais do que eu já fazia, e pasmem, tudo pro 4k, 300 reais a mais do que eu já estava ganhando. I-N-T-A-N-K-A-V-E-L.

Apesar de tudo, neguei respeitosamente, e ele disse que eu podia arrumar minhas coisas e n precisava mais voltar. Perdi 1 semana de salário, mas nada paga o alívio de não ter mais que pisar naquele lugar de merda, eu não pude conter o sorriso quando ele falou isso. Depois arrumei minhas coisas, formatei o pc, e meti o pé papai.

Desculpem o textão, eu tava com isso guardado pra mim a muito tempo.

EDIT (30/04): Só pra constar, já saí desse inferno a bastante tempo, e hoje mesmo veio um maninho no zap me pedir ajuda sobre um módulo financeiro inteiro que eu tinha feito sozinho integrando com uma api de emissão de boletos em tempo real, me perguntando o que é uma remessa KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Fonte: 

https://www.reddit.com/r/brdev/comments/1cc4v9i/devfullstacks%C3%AAniorfazendotrabalhodetechlead/?rdt=52222