Nikola Tesla foi um importante cientista (...) na área da eletricidade.
"Nikola Tesla foi um cientista sérvio-croata que ficou conhecido por suas importantes descobertas no campo da eletricidade. Seu trabalho foi fundamental para melhorar a transmissão de energia elétrica, por exemplo. Disputou a famosa guerra das correntes com Thomas Edison e a venceu. Morreu empobrecido após seus investimentos fracassarem."
"Resumo sobre Nikola Tesla
Nikola Tesla foi um dos maiores cientistas da humanidade e realizou importantes descobertas no campo da eletricidade.
Interessou-se pela eletricidade ainda na adolescência, por influência de um professor que conduzia experimentos com eletricidade em sala de aula.
Começou a trabalhar em uma empresa de Thomas Edison em Paris, na década de 1880.
Disputou com Thomas Edison qual tipo de corrente seria adotada pelas companhias elétricas norte-americanas, o que ficou conhecido como guerra das correntes.
Ficou conhecido por suas invenções, como o motor por indução eletromagnética."
"Biografia de Nikola Tesla
Tesla foi inegavelmente um dos maiores cientistas de todos os tempos, mas seu reconhecimento foi tardio. Atualmente, ele é conhecido por suas invenções e descobertas, fundamentais para a evolução das telecomunicações, transmissão de energia elétrica etc. No entanto, em sua época, foi tido como um gênio excêntrico que tinha alguns problemas de saúde, como desmaios constantes, e até mesmo alguns prováveis problemas psicológicos."
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/nikola-tesla.htm
Quais as principais invenções de Nikola Tesla?
Em 1882, Tesla descobriu o campo magnético rotativo - um princípio fundamental da física que permitiu a criação de dispositivos que usam
corrente alternada. Trabalhando com Thomas Edison em Nova York, nos Estados Unidos, o austro-húngaro criou ferramentas que tornaram viáveis o
uso de corrente alternada para transmissão de energia elétrica em longas distâncias. Hoje, ela é utilizada nos fios de alta tensão em todo o planeta.
Outras invenções importantes de Tesla foram o motor de indução elétrica usado nas indústrias e nos eletrodomésticos, o controle remoto, a
transmissão via rádio, o sistema de ignição usado nos carros, a Bobina de Tesla, entre outros. Foram mais de 40 registros de patentes nos Estados
Unidos e 700 no mundo todo.
"Guerra das correntes"
"A construção do motor de indução e o uso da corrente elétrica alternada eram projetos que Tesla tinha em mente desde quando começou a trabalhar na Europa. Na empresa de Edison, ele não conseguiu apoio, e foi com George Westinghouse que ele conseguiu colocar seu projeto em frente. Westinghouse comprou a patente dos projetos de Tesla e ainda o contratou como consultor.
A empresa de Westinghouse passou a fazer uso da corrente alternada, enquanto a empresa de Thomas Edison fazia uso da corrente contínua. Esse cenário inaugurou a guerra das correntes, uma disputa de mercado travada pelas duas empresas para que o tipo de corrente elétrica usado por cada uma delas fosse adotado nos Estados Unidos.
A corrente alternada, usada e defendida por Tesla, ampliou a potência da transmissão elétrica, e o sistema desenvolvido por ele permitia que a energia elétrica produzida pudesse viajar por longas distâncias. O sistema de energia alternada usada por Tesla obteve, em 1893, um contrato para construção de uma usina hidrelétrica nas cataratas do Niágara.
Essa usina estava sendo construída para fornecer energia elétrica para Buffalo, mas ela distribuiu energia elétrica para outros locais, como Boston e Toronto, no Canadá. A inauguração e o sucesso da usina nas cataratas fizeram com que o sistema de energia alternada se consolidasse nos Estados Unidos como padrão. Isso encerrou a guerra das correntes.
Thomas Edison foi derrotado nessa disputa com Nikola Tesla, mas, durante as décadas de 1880 e 1890, promoveu uma campanha extensa para estigmatizar a corrente elétrica alternada. Thomas Edison procurou promover a ideia de que a corrente alternada era mais perigosa para o ser humano e um risco para os lares.
Ele realizou demonstrações públicas de eletrocussão de animais por meio da energia alternada, como forma de mostrar os perigos dessa corrente. Cachorros, gatos e até um elefante foram mortos nessas demonstrações. Thomas Edison também fez com que a corrente alternada fosse utilizada nas execuções de seres humanos na cadeira elétrica. Tudo isso para prejudicar a imagem desse tipo de corrente no mercado, mas, como vimos, essa campanha fracassou."
" Últimos anos
Depois do sucesso com o motor elétrico de corrente alternada, Tesla seguiu em frente com outros projetos. Em 1901, ele iniciou um projeto para fazer a transmissão de energia elétrica sem precisar de fios. Para isso, contraiu um empréstimo de 150 mil dólares e deu início aos seus estudos em um laboratório em Nova York.
Seu intento fracassou, uma vez que ele não conseguiu realizar a transmissão de energia elétrica sem fios. No entanto, cientistas falam que tal projeto permitiu a criação de objetos, como o controle remoto, e que tecnologias, como a internet wireless, fossem possíveis.
O fracasso levou Tesla à bancarrota, e ele teve de abandonar o Hotel Waldorf Astoria, onde morou por 22 anos. De 1922 a 1934, ele viveu em hotéis em Nova York, e em todos eles deixou contas a pagar. Em 1934, ele passou a receber uma pensão de sua ex-empresa, a Westinghouse Electric & Manufacturing Company.
Nikola Tesla morreu no dia 7 de janeiro de 1943. Ele estava no seu quarto, no hotel New Yorker, e acredita-se que a causa da morte teria sido problemas cardíacos. Tesla nunca se casou e não teve filhos.
Leia mais: Benjamin Franklin — entre outros motivos, ganhou notoriedade por seus experimentos com a eletricidade
Invenções de Nikola Tesla
Ao longo de sua carreira, Tesla desenvolveu diversos inventos importantes, em sua grande maioria, relacionados aos motores elétricos de corrente alternada, hoje presentes em um grande número de tecnologias. Vamos conferir um pouco sobre as invenções de Tesla.
Motor AC
Em 1887, Tesla desenvolveu um motor elétrico que funcionava por corrente alternada, baseando-se no já então conhecido fenômeno da indução eletromagnética. O motor desenvolvido por Tesla funcionava por correntes polifásicas, isto é, correntes elétricas alternadas, defasadas de um pequeno intervalo de tempo entre seus picos de intensidade. Para a época, esse motor representava uma grande evolução se comparado aos motores elétricos vigentes, vamos conferir algumas das suas vantagens:
Dispensa do uso do comutador: o comutador é uma espécie de chave elétrica rotativa, responsável por inverter o sentido da corrente elétrica nos motores de corrente direta. A ausência do comutador tornava o motor de Tesla mais seguro.
Menos manutenções: o atrito entre as partes do motor inventado por Tesla era menor, por isso, as manutenções eram menos frequentes.
Partida automática: o motor criado por Tesla era acionado instantaneamente, sem precisar de nenhum impulso inicial.
Bobina de Tesla
A bobina inventada por Tesla foi um de seus experimentos mais famosos. Em 1889, Tesla conheceu os experimentos de Heinrich Hertz que provaram a existência das ondas eletromagnéticas. Tesla decidiu testar as descobertas de Hertz utilizando bobinas conectadas a geradores de correntes alternadas em alta frequência."
Veja mais em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/nikola-tesla.htm