Não escolher já é uma escolha!

tomar uma decisão

Quando decido não escolher, também estou realizando uma escolha 


A seguinte frase vem de Jean Paul Sartre, famoso filósofo existencialista, quando nos diz que "eu posso sempre escolher, mas devo estar ciente de que se não escolhe, assim mesmo, estarei escolhendo", partindo do princípio de que estamos condenados a ser livres.

Fonte: https://www.facebook.com/psi.raissafragelli/photos/a.106419654311327/263916385228319/?type=3

Diante de uma tomada de decisão, certamente, muitos de nós já preferiram por vezes escolher pelo “certo” ao invés de optar pelo “duvidoso”, não é mesmo? Parece muito confortável e seguro, quando nos é necessário fazer uma escolha, ficar com aquela opção que nos é mais familiar, conhecida ou recomendada, e poucas vezes nos “arriscamos”, nos damos a oportunidade de experimentar.

O desconhecido costuma ser assustador para muitas pessoas, por não oferecer nenhum tipo de garantia do seu desdobramento, mas será que a vida oferece de fato alguma garantia? Bem, na verdade, não. Não temos garantia de como será nosso hoje ao final do dia, nem nosso amanhã, quem dirá nosso futuro daqui a 10 anos. Mesmo assim, fazemos planos e esperamos que tudo se cumpra como desejamos, mas nem tudo dependerá somente de nós, pois a vida nos surpreende mesmo quando dizemos não gostar de surpresas.

Ora, mas existem surpresas boas! Quantos de nós já não desejou algo sem contar que seria possível alcançar e, de repente, alcançou. Quando não nos permitimos abrir espaços para novas possibilidades, não estamos somente nos protegendo de acontecimentos ruins, mas nos privando de acontecimentos bons.

Porém, às vezes, não é tão fácil arriscar-se, então, quando devemos tentar nos arriscar? Talvez quando o lugar onde você está, o como está vivendo, não faz mais sentido para você, não te faz mais feliz.

Muitas vezes, sem saber qual seria a melhor escolha, acabamos por “deixar as coisas acontecerem”. Mas não escolher já implica em uma escolha. Do mesmo modo, teremos que arcar com as consequências do desdobramento de algo que aconteceu, quer tenhamos feito uma escolha ou não.

Pois bem, para cada escolha haverá uma renúncia, afinal, na maioria das vezes não conseguimos conciliar todas as coisas. Além disso, precisamos dar conta da dor da perda quando abrimos mão de algumas coisas que tínhamos antes para dar espaço ao novo.

O mais importante é olhar para dentro de nós, colocar os acontecimentos da vida na balança e levar em consideração o que faz mais sentido para você. O fato é que muitas vezes acabamos escolhendo por conveniência, mas não desejamos um desdobramento conveniente, não é?

Então, vamos tirar um tempinho com nós mesmos, refletir sobre nossa vida, nossos desejos, para que possamos fazer escolhas autênticas em busca de sermos mais realizados e felizes!

Fonte: https://www.eusemfronteiras.com.br/nao-escolher-ja-e-uma-escolha/


Não escolher também é uma escolha…

Não fique você aí pensando que apenas quem se posiciona na vida é que faz escolhas. Não se posicionar também é uma escolha. Não responder a mensagem. Não ligar no dia seguinte. Ignorar. Escolher fazer outros programas. Com outras pessoas. Perceba quantas escolhas existem na indiferença.

(...)

As vezes a gente foca tanto em uma questão, pessoa, objetivo — o que for — que esquece de todo o resto e acaba perdendo muito por falta de capacidade de observação. A vida emite sinais o tempo todo, e as respostas nem sempre são como a gente quer, mas se você prestar atenção, elas sempre vêm. Pode ser em uma conversa informal com algum (des)conhecido, pode ser em algum letreiro da cidade, alguma música, livro ou filme.

Faça o teste! Escolha alguma pergunta, pode ser qualquer coisa, algum problema, a maneira de obter alguma coisa, o caminho que você deve seguir… Concentre-se na questão por alguns minutos e siga a sua vida normalmente. Preste atenção nas nas próximas horas, ou dias, em tudo que acontecer, nas situações corriqueiras e também nas esporádicas. Eu sei que você encontrará a resposta, talvez mais de uma. Talvez não seja a resposta que você queira ouvir, mas certamente será aquilo que você precisará saber neste momento.

Esteja atento as suas escolhas, perceba as escolhas dos outros, dê prioridade ao que tem que ser prioritário. Siga o seu caminho e esqueça os outros tantos caminhos que você deixou de percorrer. Nossa vida resume-se a soma de nossas escolhas. Você é o que você escolheu viver. Sem dramatizações e complexos de vítima.

Posicione-se como escritor da sua vida e verás que tudo que aconteceu até aqui era exatamente o que precisava ter acontecido. Se você não gosta, posicione-se de forma diferente. Faça novas escolhas e veja aonde a vida te levará. Aproveite o passeio.

(...)

E só pra finalizar… Enquanto você está aí esperando aquela mensagem, quantos não estão esperando uma mensagem sua? Já parou pra pensar nas pessoas que você ignora? Poderiam vir delas as respostas que você tanto busca?! Suposição apenas.

Fonte: https://medium.com/@lilipuperi/n%C3%A3o-escolher-tamb%C3%A9m-%C3%A9-uma-escolha-30adf96185aa