O lado bom de poupar 50% do salário

<a href=

Se você parar de trabalhar hoje, por quanto tempo manteria o seu estilo de vida? As pessoas associam esta frase a simplesmente ficar “rico”, mas essa pergunta te leva a pensar na sua independência financeira.

Logo, essa tal independência financeira é associada a morar sozinho(a), trabalhar e pagar suas contas sem depender de familiares.

Esqueça! Se você trabalha por uma necessidade para poder pagar seus gastos, você não atingiu a independência financeira ainda. Compliquei? Vamos lá!

Independência financeira é quando você não depende de seu salário para viver e trabalhar se torna um prazer (e não uma necessidade). É quando os seus rendimentos são iguais ou superiores ao valor que mantém mensalmente o seu estilo de vida.

Perceba que quando definimos independência financeira não estou relacionando a ficar “rico”, pois esta não é a necessidade.

Cada um possui um estilo de vida e é isso que a independência financeira irá te proporcionar. Manter suas necessidades básicas e conforto na ausência de renda mensal seja por desemprego temporário ou pela chegada da aposentadoria.

O investidor bilionário Warren Buffet diz: “Se você não achar uma forma de ganhar dinheiro enquanto dorme, você vai trabalhar até morrer.”

Pode parecer bem extrema esta colocação, mas pense quais são as alternativas:

Viver como se não houvesse amanhã e trabalhar, trabalhar e trabalhar até morrer para manter seu padrão de vida;
Viver como se não houvesse amanhã e depois deixar de ter hobbies ou até serviços essenciais, como plano de saúde por exemplo, pois a renda de sua aposentadoria não paga suas despesas;
Começar esta frase diferente: planejamento!

A palavra planejamento será recorrente em nossas conversas, pois ela é a base para exatamente tudo! Desde planejar seu gasto mensal para não sair do orçamento e gastar mais do que ganha, como também planejar a construção de seu patrimônio futuro.

Você já deve ter planejado algo que tenha desejado muito, certo? A festa de casamento, uma viagem ou a compra de um bem. Mas então, por que não planejamos a nossa independência financeira? Por que assusta, não é?
Olhar para o futuro pode ser assustador, mas é preciso estar preparado para o que está por vir | Foto Len M. Allen

Pensar a longo prazo e fazer sacrifícios deixando gastos extras de lado é o que deveria ser feito, mas vamos sempre nos sabotando com desculpas e, o único prejudicado, será você daqui a 10, 20 ou 30 anos. Então por onde começar? O inicio de tudo é por meio do trabalho.

Para você ter rendimentos você precisa ter investimentos, certo? E para ter investimentos você precisa ter dinheiro. De onde vem o dinheiro? Exatamente: trabalho! Ao ingressar no mercado de trabalho, você precisa ter consciência e equilíbrio para administrar os recursos que receber mensalmente.

Após ter a entrada de um recurso mensal, você precisa analisar quais são seus gastos e qual o valor que irá guardar. E agora, como calcular o quanto deve ser o valor de reserva mensal? Você precisa avaliar alguns pontos:
Fonte: https://ocp.news/colunista/patrimono-investimentos/se-voce-parar-de-trabalhar-hoje-por-quanto-tempo-manteria-o-seu-estilo-de-vida


Poupar 50% ou mais do salário não é fácil. Nada fácil. Requer muito sacrifício, renúncias e força de vontade constante. Mas existem algumas coisas boas, ao menos psicologicamente:

Você já parou para pensar que se poupar 50% do salário no mês, você poderia viver o mês seguinte sem trabalhar?

Enquanto isso é verdade hoje, daqui a uma década este dinheiro poupado terá mais que dobrado de valor, ou seja, cada meio salário poupado hoje me proporcionará um mês de despesas hoje mas quase dois meses de despesas pagas daqui a uma década. Quase por que tem a inflação nessa história.


Primeiro passo para poupar 50% do salário
Foque nos três principais e maiores vilões do seu orçamento: Habitação, Transporte e Alimentação. Utilize aplicativos de orçamento para rastrear cada gasto e faça uma revisão detalhada no final do mês, ajustando e cortando onde possível. Caracterize o que é necessidade e o que é supérfluo.
Por exemplo, imagine que consiga cortar R$ 1,000 por mês em aluguel mudando para um local mais barato. São 12 mil reais ao ano poupados. Você conseguiria poupar tudo isso se focasse nos pequenos custos como um café ou um ingresso ou dois de cinema por mês? Foque nos grandes gastos inicialmente. Depois parta para os menores.


Automatize
Para evitar a tentação de ter dinheiro em conta e gastar é importante automatizar as transferências e investimentos automáticos de seu dinheiro no momento do recebimento.
Configure uma transferência automática da sua conta bancária onde recebe o salário para sua corretora. Na corretora, automatize as compras de ativos de acordo com sua alocação de ativos pré-determinada.

E vocês caros leitores, conseguem poupar perto de 50%? Quanto consegue poupar e quanto tempo para dobrar seu capital? Deixe escrito abaixo:

Fonte: https://www.aposenteaos40.org/2018/03/o-lado-bom-de-poupar-50-do-salario.html

Mantenha o foco

O importante é você planejar e manter o foco no seu objetivo! Certamente durante este período você fará alguns ajustes, desde o aumento do valor mensal devido a uma promoção no trabalho ou algum momento será mais apertado por eventualidades no caminho.

Mas não esqueça do seu objetivo. Fixe ele em algum lugar que você olhe e lembre todos os dias. A construção do seu patrimônio precisa ser alimentada diariamente.

Como diz Lao Tzu: “Uma jornada de mil quilômetros precisa começar com um simples passo.” Da mesma forma sua independência financeira inicia com alguns reais.

Fonte: https://ocp.news/colunista/patrimono-investimentos/se-voce-parar-de-trabalhar-hoje-por-quanto-tempo-manteria-o-seu-estilo-de-vida