BSOD: Tela Azul da Morte

Tela azul Do Windows.

O que é a famosa e temida Tela Azul da Morte?

A fatídica Tela Azul da Morte, conhecida em inglês como Blue Screen of Death (BSOD), ocorre quando o sistema operacional encontra um erro crítico que implique no desligamento ou na reinicialização do computador de forma inesperada. A tela aparece de repente, dura alguns segundos e é acompanhada por uma mensagem e código de erro, que informam o usuário sobre o bug ocorrido para diagnóstico aprofundado.

A tela azul ganhou sua fama na família de sistemas operacionais Windows ao longo de anos. Uma das aparições mais icônicas da tela de erro aconteceu durante a demonstração do Windows 98, em 1998, enquanto Bill Gates, então CEO da Microsoft, o apresentava para o público.

Fonte: https://canaltech.com.br/windows/o-que-e-a-famosa-e-temida-tela-azul-da-morte-216859/

(...) Bill Gates estava destacando a facilidade de uso do sistema e seu suporte aprimorado a equipamentos “ligar e usar” (PnP (em inglês)). No entanto, quando um scanner foi conectado, durante a tentativa de instalação o sistema sofreu um crash, exibindo uma BSOD. Bill Gates então comentou que “this must be why we’re not shipping Windows 98 yet.” (“esse deve ser o porquê de não estarmos distribuindo o Windows 98 ainda.”) O vídeo deste evento se tornou um popular Internet meme.

Fonte: https://operationalhistory.wordpress.com/category/historia-do-windows/

Por que a tela azul acontece?

Em termos gerais, a tela azul é consequência de um erro do qual o sistema não pôde se recuperar — a única ação possível, portanto, é a reinicialização do computador. Quando ocorre, tudo que estava em andamento na máquina é encerrado imediatamente, o que pode acarretar perda de dados não salvos.

Hoje em dia os BSODs são uma enorme raridade e Windows melhorou qualitativamente em comparação com o que tínhamos na segunda metade dos anos 90, além disso, hoje existem aplicativos que, quando retornamos, nos lembram que salvaram nosso trabalho quando ocorreu um apagão repentino ou pior, um acidente com o azul tela da morte. Tanto que tudo que fizemos foi apertar a combinação de teclas para salvar ou o ícone do disquete.

Provocar BSOD

 

A título de curiosidade, uma das propagandas mais famosas para evangelizar as pessoas ao Mac que Apple feito e que fez bastante sucesso foi o de uma menina que comentou justamente sobre aquela experiência. Não mais, mas naquela época, a tela azul era um verdadeiro terror e o pior é que sua aparência não podia ser prevista e era completamente errática.

E por que consideramos uma das histórias de horror de hardware se o Windows é um programa? Bem, devido ao fato de que o motivo estava muito mais relacionado ao hardware do que você pensa. A multitarefa do Windows era cooperativa e, portanto, eram os mesmos aplicativos que controlavam a situação. O fato é que se houvesse um pequeno erro de execução em um programa, todo o computador travava, pois o aplicativo não conseguia passar o testemunho para um segundo porque estava completamente fora de ação.

Fonte: https://itigic.com/pt/horror-stories-that-have-happened-and-could-happen-to-your-pc/amp/

 

A história da tela azul do Windows

A primeira aparição da Tela Azul aconteceu no início dos anos 1990, no Windows 3.0. Nessa época, a causa dos problemas era bem semelhante à atual: quando há algum problema na comunicação de hardware e software, o sistema não consegue se recuperar do problema e precisa interromper todos os processos.

Naquela época, com armazenamentos mais limitados e lentos, interrupções com telas azuis da morte eram ainda mais desagradáveis. Documentos inteiros sem backup podiam ser perdidos de um instante para outro e, uma vez que mecanismos de segurança da informação ainda evoluíam, dados pessoais presentes no computador também poderiam ser perdidos na ocorrência.

A Tela Azul do Windows 8, 10 e 11 é mais amigável, mas igualmente alarmante (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A cada geração do Windows, a tela azul passou por transformações. Em todas elas, porém, são apresentadas informações e alternativas para solucionar os bugs encontrados. No Windows XP e 7, por exemplo, informações técnicas são dispostas em código ao fim da tela, logo após de um breve texto cheio de recomendações para o usuário.

Foi a partir do Windows 8 que essa tela mudou, mais uma vez, agora para uma versão ainda mais simples que se manteve até o Windows 11. A BSOD mudou o tom de azul para uma cor mais clara, é ilustrada por uma carinha triste “:(“ e acompanhada pela frase “Seu PC teve um problema que não pôde ser resolvido e agora precisa reiniciar”, seguida do código do erro ocorrido.

Fonte: https://canaltech.com.br/windows/o-que-e-a-famosa-e-temida-tela-azul-da-morte-216859/