16 personalidades no xadrez

Lista, relação entre os tipos de personalidade e o estilo de jogo no xadrez.

0:02 ESTP - Bárbaros

Os bárbaros não brincam. Eles caçam o rei do oponente do início ao fim do jogo. Eles estão atacando jogadores que estão dispostos a aceitar muitos riscos, calculando complicações e perigos que fazem seus oponentes se contorcerem.
Eles surfam em uma onda imparável de sucesso quando as coisas dão certo. Os bárbaros geralmente não são do tipo que oferecem empates, e seu principal objetivo é criar situações incomuns e complicadas no tabuleiro nas quais possam calcular melhor que seu oponente. eles criam caos incerteza
e Carnificina confiando em sua própria capacidade de serem mais adaptáveis ​​e vencerem.

Ex.: Hikaru Nakamura



0:36 ISTP - O Assassino

Assassinos têm tudo a ver com agressão controlada. Eles tendem a jogar aberturas nítidas (especialmente 1.e4 como brancas) e procuram atacar o Rei do oponente. Mas os seus ataques não são selvagens ou descuidados - tudo ainda é governado pelas exigências objectivas da posição e pelo cálculo exacto. Os assassinos tendem a jogar "contra as peças" em vez de "contra o oponente". Não alterará o seu jogo para tentar tirar vantagem da psicologia do adversário.

Ex.: Bobby Fischer



1:05 INFJ - Anacondas

As sucuris podem parecer pacíficas por fora, mas a sucuri está sempre preparando algo ameaçador - um aperto posicional profundo, típico da cobra grande. Anacondas geralmente rejeitam o jogo óbvio e direto e, em vez disso, preferem aumentar a pressão posicional. Tendem a ser muito apegados às próprias ideias, quase a ponto de parecer que o resultado do jogo é secundário. Mas não se engane: assim que uma Anaconda tiver você em suas mãos, você terá muita sorte em escapar.

Ex.: Aron Nimzowitsch



1:31 ENFJ - O gênio

Os gênios parecem decidir seus movimentos por pura adivinhação. Com pouco ou nenhum cálculo, eles decidem onde colocar suas peças e simplesmente as colocam lá. O Genius apenas sente a pulsação da posição. Suas combinações costumam ser curtas, simples, mas transformam o jogo de forma mortal. O Gênio não busca complicações e por isso empata alguns jogos, mas raramente perde.
eles jogam o jogo com um fluxo e uma facilidade que parecem fáceis, eles são naturais e orgânicos
em como eles manobram o tabuleiro.

Ex.: Capablanca



2:03 ENTP - Artistas de Fuga

Artistas de Fuga gostam de jogos posicionais e silenciosos, mas de alguma forma parecem acabar em lutas tensas, estressantes e intensas. Por que isso acontece? Porque o Artista da Fuga, ao ameaçar esmagar seu oponente de maneira silenciosa e posicional, força seu oponente a contra-atacar, sacrificar-se e assumir riscos. O Escape Artist muitas vezes não impede o ataque de seu oponente, mas na verdade o acolhe e o atrai. Então começam as complicações e o perigo, e o fenomenal poder de cálculo do Escape Artist vem à tona.
eles convidam o ataque à interrupção do conflito, eles arrastam seus oponentes para o terreno de Moy sabendo
que eles possam enganá-los.

Ex.: Viktor Korchinoi



2:42 INTP - Cientistas Loucos

Os Cientistas Loucos acreditam na justiça e nos princípios do xadrez e usam a paixão e a capacidade de cálculo para provar suas crenças. O Cientista Louco é capaz de realizar ataques brilhantes, mas só o fará quando acreditar que é o caminho certo - normalmente ele não jogará especulativamente. Na maioria das vezes, não é o Cientista Louco quem enfrenta um ataque, e ele está disposto a fazer isso se acreditar que o ataque não é objetivamente correto. Os Cientistas Loucos também são experimentadores, tentando diferentes maneiras de expandir os horizontes no xadrez.

Ex.: Wilhelm Steinitz



3:15 ISFJ - O moedor

Grinders são jogadores com um estilo despretensioso que pode esconder a sua intenção de vencer. Eles não precisam conhecer a teoria da abertura para vencer você. Eles não precisam ter vantagem para vencer você. Eles nem precisam ter uma posição igual para vencer você. Grinders têm boas habilidades posicionais e geralmente se sentem mais à vontade em jogos finais. Eles estão sintonizados com as fraquezas de seus oponentes, que usam contra eles. Por outro lado, muitas vezes conhecem seus próprios pontos fortes e limitações de forma bastante objetiva e tomarão boas decisões práticas. É difícil tirar vantagem das fraquezas de um Grinder, e você não terá muita sorte em tirar erros deles aplicando pressão.

Ex.: Anatoly Karpov



3:49 ESFJ - Os naturais

Os naturais são jogadores completos que procuram uma iniciativa saudável, mantêm o controlo das suas emoções e seguem a sua intuição, em vez de procurarem constantemente excepções às regras do xadrez. Um Natural busca vagas e posições saudáveis. Eles geralmente não vencem por meio de truques, mas uma vez que obtêm uma vantagem, são praticamente imparáveis. Os naturais valorizam muito manter a calma e raramente entram em pressão de tempo ou situações incontroláveis.

Ex.: Viswanathan Anand



4:15 ENTJ - O campeão

Os campeões são grandes lutadores que jogam para o ataque, mas não gostam de correr riscos indevidos. São jogadores emocionais que usam essas emoções para aumentar a intensidade do jogo para si e para os seus adversários. Cálculos profundos e profundos que chegam ao cerne da posição são o seu forte. Os campeões são jogadores universais e não vão enlouquecer em busca de uma vitória se ela simplesmente não existir. Eles estão bastante dispostos a jogar um final de jogo tranquilo, se for isso que a posição exige.

Ex.: Garry Kasparov



4:47 INTJ - Cérebros

Os mentores procuram dominar as suas próprias emoções e impor a sua realidade no tabuleiro de xadrez. Um Mastermind sempre busca o movimento certo e acredita que atacar é o caminho certo. Normalmente escolhendo aberturas acentuadas, os Masterminds vencem com cálculos fantasticamente profundos, produzindo combinações que ficam profundamente escondidas em posições construídas corretamente. Os mentores prosperam em posições complicadas, onde sua habilidade de cálculo precisa e seus nervos de ferro lhes dão vantagem.

Ex.: Alexander Alekhine



5:15 ISFP - O Romântico

Os românticos estão cheios de boas ideias. Essas ideias podem ser posicionais ou de ataque, mas são sempre incomuns e únicas. O romântico geralmente não vence calculando melhor que seu oponente, mas encontra algum conceito inesperado e incomum que seu oponente não esperava. Os jogadores românticos são muito emocionais e, portanto, podem ficar muito perturbados quando perdem, mas o seu mau humor também significa que, quando as coisas vão bem, eles podem ser incrivelmente brilhantes.

Ex.: Vassily Ivanchuk



5:41 ESFP - Cirurgiões

Os cirurgiões são jogadores astutos e práticos que usam o jogo posicional para lutar pela vitória em todas as posições. Eles não costumam ganhar grandes vantagens no início do jogo, e às vezes até conseguem posições piores; mas o Cirurgião é esperto e sabe lutar. Com grande nervosismo e capacidade de cálculo, um Cirurgião descobrirá todos os recursos ocultos disponíveis para levar o jogo a uma conclusão favorável.

Ex.: Emanuel Lasker



6:04 ISTJ - O profissional

Os profissionais são estrategistas que valorizam muito a exatidão de seu jogo e raramente deixam suas emoções fugirem do controle. Os profissionais gostam de manter as coisas sob controle – não gostam de correr riscos indevidos, seja atacando o adversário ou se deixando atacar. Em vez disso, os profissionais gostam de explorar as fraquezas de longo prazo. Embora lidem com fatores estratégicos e posicionais de longo prazo, eles não se baseiam em julgamentos vagos e intuitivos – para o Profissional, o xadrez é uma ciência exata e calculada.

Ex.: Mikhail Botvinnik



6:33 ESTJ - O prodígio

O Prodigy é o desportista definitivo. Os prodígios jogam agressivamente e lutam pela vitória do início ao fim, mas valorizam mais a manutenção do controle emocional e o aproveitamento de todas as oportunidades que surgem em seu caminho. Os prodígios não pretendem provar qualquer tipo de teoria ou criar grandes obras de arte (embora isso muitas vezes aconteça de qualquer maneira); para os Prodígios, vencer é tudo… porque vencer é simplesmente mais divertido.

Ex.: Magnus Carlsen



6:56 ENFP - O Mágico

Os mágicos são os atacantes finais. Os mágicos não se importam muito se seu jogo é objetivamente correto - eles preferem seguir sua intuição e imaginação, criando complicações e confundindo seu oponente. Um Mágico vê o xadrez como uma arte criativa, e a arte criativa não pode ser mantida cativa por princípios rígidos e fixos. Os mágicos podem calcular bem, mas às vezes o fazem de forma rápida e descuidada, usando seus cálculos para apoiar o que sua intuição lhes diz. Os mágicos gostam do incomum e do espetacular, e muitas vezes podem ficar entediados com manobras lentas.

Ex.: Mikhail Tal



7:27 INFP - Técnicos

Os técnicos são os jogadores de xadrez mais quietos e calmos. Estrategistas que raramente atacam diretamente e preferem explorar discretamente as vantagens posicionais, os Técnicos utilizam sua intuição excepcional para orientar seu jogo posicional. Raramente perdendo o controle, o Técnico explora fraquezas posicionais quase invisíveis para vencer no final do jogo. Os técnicos não gostam de correr muitos riscos e, portanto, raramente perdem - mas também ganham menos do que jogadores mais agressivos.

Ex.: Vladimir Kramnik


Só para esclarecer, os exemplos de enxadristas dados referem-se ao arquétipo e não ao tipo de personalidade dos enxadristas. Os arquétipos foram retirados deste site que tem um teste de personalidade muito legal que eu recomendo para qualquer jogador de xadrez por aí!
https://www.chesspersonality.com

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