Fator Humano

Neste artigo, veja o que são fatores humanos, como eles impactam diretamente sua empresa

e saiba como executar ações concretas para minimizar problemas.

Fonte [2]

A valorização do profissional começa a partir do reconhecimento do seu valor enquanto fator humano.

Mas afinal, você sabe o que é fator humano, também chamado de capital humano, e qual a sua real importância e o seu papel dentro das organizações de trabalho?

Hoje sabemos que o capital humano, ou seja, a equipe de trabalho, é um dos principais pilares de qualquer empresa. Portanto é importante criar um clima organizacional agradável, onde ele se sinta valorizado e parte da engrenagem produtiva.

O que é fator humano?

Na área empresarial o conceito de fator humano ou capital humano é uma medida de valor obtida a partir da consideração de diversas qualidades pessoais e profissionais dos funcionários.

Um conjunto que envolve atributos, habilidades, técnicas, conhecimento e postura que beneficia a realização das atividades laborais com muito mais eficiência e valor.

Desta forma, os recursos humanos de uma organização podem ser enquadrados como um importante ativo em seu patrimônio econômico.

Cada pessoa é única e diferente das demais. Ela traz consigo uma bagagem repleta de experiências profissionais e de vida que podem enriquecer o trabalho em equipe.

Cada profissional ou equipe tem o seu valor e isso pode crescer ao passo que os gestores e eles próprios invistam em suas carreiras.
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Ganha o empregado e também o empregador. Investir na qualificação do capital humano influencia diretamente no bem-estar, na motivação e até na saúde física e emocional dos colaboradores. Benefícios que muitas empresas já perceberam.

Por isso investem continuamente, para manter suas equipes satisfeitas, pró-ativas, produtivas e eficientes.
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Investir em qualidade de vida também tem sido o foco de muitos empresários para elevar o nível de motivação e engajamento do fator humano. Ambiente agradável, planos de saúde, alimentação na empresa, incentivo ao esporte e as atividades físicas, são alguns dos benefícios que podem ser oferecidos à equipe.
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Fonte [1]

Estudos mostram que companhias que prezam pelo bem estar dos seus trabalhadores são até 235% mais eficientes. Além disso, de acordo com a pesquisa Tendências Globais de Capital Humano, realizada pela Deloitte em 2018, 61% dos funcionários entrevistados acreditam que programas de bem-estar no trabalho melhoram a produtividade e os resultados financeiros da marca.

(...) É papel das empresas garantir que os colaboradores sejam acolhidos e não se sintam frustrados, evitando acidentes de trabalho e problemas decorrentes de fatores humanos.

(...) Garantir a confiança dos trabalhadores acidentados e demais colegas, para que se mantenham motivados na realização das suas atividades e para que não percam sua identificação com a empresa.

Além desses dois levantamentos mais subjetivos, existem providências concretas que podem ser aplicadas no cotidiano das organizações a fim de minimizar os problemas:

Sinalização e treinamentos adequados.
Oferecimento de mecanismos de proteção e equipamentos para trabalho de qualidade.
Garantir uma comunicação eficaz e segura, sem ruídos.
Atenção às condições físicas e emocionais dos funcionários .
Reforçar a autoestima e comprometimento dos colaboradores com a empresa.

Além de um bom planejamento, as empresas precisam ter recursos, ou seja, verba suficiente para garantir uma estrutura minimamente adequada.

Gigantes corporativas como o Google, IBM, Nielsen, Embraer e McKinsey são exemplos de empresas que aprimoraram suas estruturas e colheram bons frutos, aplicando estratégias com foco em melhorar o dia-a-dia das pessoas.

Por que estes fatores devem ser tão relevantes para as organizações?

A preocupação com a segurança, saúde e bem-estar dos funcionários não é somente uma medida básica que deve ser atendida pelas empresas. É também uma forma direta de melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Promover o bom relacionamento, investir em um ambiente de trabalho agradável e demonstrar preocupação com a condição física e emocional de todos são ações que valorizam o trabalhador e geram um sentimento de pertencimento por parte dele. Isso pode ser muito positivo tanto para a empresa quanto para os trabalhadores.

Fonte [2]

Elementos:

Trabalho

Todos os departamentos e procedimentos do trabalho devem seguir normas e padrões pré-estabelecidos. Carga horária, ambiente e condutas, devem estar dentro dos padrões da ergonomia.

As limitações humanas e seus pontos fortes devem ser considerados sempre e estarem de acordo com o ambiente laboral. Não fornecer ambientes e condições de trabalhos dignos pode gerar comportamentos de risco.

Indivíduo

O ser humano já vem dotado de atitudes, comportamentos, hábitos que fazem parte da sua personalidade. Fatores que podem ser positivos ou negativos, dependendo da atividade profissional que ele exerce.

Eles podem influenciar ou não na segurança do trabalho. Por isso os gestores devem incentivar posturas corretas e coerentes entre os membros da equipe.


A organização

Constituir uma organização exige cautela também na idealização dos postos de trabalho. Muitos fatores devem ser considerados e não podem ser negligenciados. Entre eles, a liderança e os padrões da cultura, do trabalho e de segurança.

São fatores que podem influenciar de forma positiva ou negativa no comportamento individual e coletivo da equipe. Também podem estar relacionados na forma, como e onde o trabalhador desempenha sua tarefa.

Fator humano como estratégia de crescimento

Diretamente associado ao desempenho das empresas, o fator humano tem sido usado como estratégia de desenvolvimento. Desenvolvê-lo é cada vez mais urgente e necessário para empresas que visam superar seus resultados financeiros.

Para tornar isso realizável os gestores devem adotar algumas metodologias de trabalho. Listamos aqui algumas sugestões:

– Elevar a satisfação dos colaboradores – Melhore as condições de trabalho, estruture os ambientes, crie um plano de carreira e amplie os benefícios;

– Aumentar a taxa de retenção – Foque na melhoria das condições dos colaboradores. Reavalie os salários, crie programas que favoreçam o bem-estar e a saúde da equipe;

– Reduzir os custos operacionais – Investir na capacitação dos trabalhadores gera mais resultado do que fazer novas contratações. Profissionais bem preparados erram menos e produzem mais e com qualidade;

– Diminuir as diferenças entre equipes – Funcionários bem preparados agregam valor; se comunicam de forma mais eficaz; melhoram as relações interpessoais. Além disso, reduzem o número de atritos e diferenças internas. São mais integrados, cooperativos e comprometidos.

– Proporcionar treinamentos mais eficientes e atrativos – Cursos direcionados para funções específicas que visem o desenvolvimento e o conhecimento profissional.

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– Adaptação do homem ao homem – Um local de trabalho agradável que estimula a confiança mútua e o respeito humano eleva os níveis de satisfação e produtividade da equipe. Reflexo de boa liderança e investimentos em gestão de pessoas.
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No universo corporativo são inúmeros os exemplos de fatores humanos positivos e negativos, mas o importante é saber identificar as qualidades que um bom profissional
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Fonte [1]

Fonte [1]: https://www.conexasaude.com.br/blog/fator-humano/
Fonte [2]: https://www.busup.com/pt-br/blog/fatores-humanos