Manipuladores emocionais

Índice de Artigos

mascara-v-de-vinganca.png 

Eles mentem para controlar os outros e serem amados. Conhece alguém assim?

Imagem: https://gartic.com.br/playbackbr/desenho-livre/mascara-v-de-vinganca

 

Já ouvi muita gente chamar os outros de manipuladores, mas raras vezes escutei uma explicação que justificasse a queixa. Em geral, pessoas magoadas acusam de manipulador qualquer um que as desaponte, homem ou mulher. Não foi o caso desta vez. Eu conversava com uma amiga que está furiosa com um sujeito. A história dela, apresentada com lógica rigorosa, me ajudou a entender a questão sob o ponto de vista de quem foi manipulada. Fez sentido.
    
O caso é simples: ela está apaixonada por um cara com quem saiu algumas vezes. Sabia que ele era galinha e começou sem expectativas. Diversão e sexo, só. Mas o sujeito é atraente, bom de cama, e faz com que ela ria e se divirta. O sentimento cresceu. Sobretudo, diz ela, por causa do que ele dizia: “nunca foi tão gostoso transar com alguém”, “estou me apaixonando”, “finalmente achei alguém com quem consigo conversar” e outras coisas do mesmo naipe. As defesas dela baixaram e ela começou a achar que rolaria um romance de verdade. Então, de uma hora para outra, o sujeito começou a se esquivar.
    
Uns dias antes de conversamos, ela o havia chamado para sair. Ele disse que não poderia, porque estava com um problema na família. No dia seguinte, ela soube que ele fora a uma festa. Havia mentido, portanto. Nada mais chato e banal do que isso – mas aí entra a lógica dura da amiga advogada. Por que ele faz isso? Por que mente para ir a uma festa sem ela? Por que dá a impressão de estar apaixonado quando seus atos subsequentes desmentem isso?

A resposta dela é simples: ele mente para manipular os sentimentos dela e controlá-la. Mente para que ela faça o que ele quer que faça. Mente para tê-la a disposição dele. É uma questão de poder.
    
Se ele dissesse que iria a uma festa sozinho, abriria a porta para que ela fizesse o mesmo. Sendo ela uma mulher bonita e independente, poderia arrumar outra companhia. Quando ele mente, tenta garantir que, enquanto vai à festa, ela não fará nada equivalente, que ponha em risco a exclusividade dele. Está mentindo para não correr o risco de dividi-la ou perdê-la – sem abrir mão de nada. Se ele ficasse com ela, também se garantiria, mas teria de abrir mão de pegar outra mulher na festa. Para não pagar o preço da escolha, ele mente.
    
Vale o mesmo, diz ela, para as declarações cheias de sentimentos. Fazem com que ela se envolva e não saia com outros. Se ele dissesse que era apenas sexo, seria mais um cara. Abriria espaço para que ela fosse atrás de coisa mais intensa ou duradoura. Se ele diz que está apaixonado, inibe a iniciativa dela. Está ali um cara bacana, que gosta dela. Por que sair com outros?
    
A  mentira neste caso é uma forma de manipulação, diz ela. Permite se aproveitar do outro sem doar nada e sem correr riscos. Acaba sendo uma maneira de obter poder sobre a outra pessoa, abusando dos sentimentos e da expectativa romântica dela. É, basicamente, uma sacanagem.
    
Eu concordo inteiramente. Por trás de toda mentira existe uma tentativa de se proteger – ou ganhar alguma espécie de vantagem. Mesmo quando a gente mente para “proteger o outro”, está, quase sempre, tentando se proteger da reação do outro, que pode nos magoar e nos excluir da vida dele. Quem mente tem algo a perder.

 

Mas, ao contrário da minha amiga, não acho que o sujeito mente apenas por ser malandro e fraco de caráter. Acho que as pessoas mentem, principalmente, porque foram ensinadas a mentir. Sobretudo os homens. As mulheres são capazes de seduzir cruzando as pernas e abrindo outro botão da blusa. É relativamente fácil para elas. Mas o contrário não é tão simples.

Para seduzir as mulheres, os homens precisam de algum tipo de conversa que toque os sentimentos ou a imaginação feminina. Em 90% dos casos, não basta ser bonito. É preciso ser envolvente. Como se faz isso? Sugerindo algo mais do que apenas sexo, por exemplo. Deixando entrever a possibilidade de paixão e envolvimento. Insinuando, ou dizendo claramente, que aquilo é mais do que apenas safadeza. Algumas mulheres precisam disso para se entregar.Outras simplesmente gostam de ouvir. Enfim, funciona com a maioria – por isso é um comportamento tão repetido.

Por que o sujeito continua dizendo coisas apaixonadas depois de transar com a moça, eu, francamente, não entendo, mas pode ser explicado pela lógica da minha amiga: ele quer manter controle. Teme perdê-la se ficar claro que aquilo é somente desejo. Ou se ela souber que é apenas uma entre outras com quem ele sai. Para se proteger da possibilidade de ser rejeitado ou virar mais um na agenda dela, o cara mente. Está maximizando as possibilidades sexuais e afetivas dele, em detrimento das dela.

Há uma terceira explicação para esse tipo de comportamento, que não exclui as outras. Os homens, como qualquer ser humano, querem desesperadamente ser amados. Dizem o que for necessário para tirar a calcinha de uma mulher, e continuarão a dizer depois, se isso provocar afeto e admiração. Somos todos, como espécie, tão carentes e tão inseguros, tão descaradamente frágeis, que não nos custa mentir para obter um grão a mais de amor, para nos assegurar um pouco mais de atenção e de desvelo, para que não nos deixem sozinhos, entregues aos nosso terrível vazio. Se o mentiroso disser que mente por amor, é verdade. Uma verdade perversa e egoísta, mas, ainda assim, verdade. Mente para ser amado.

Para que esta coluna não vire outro capítulo na disputa inútil entre homens e mulheres, deixemos claro: as mulheres também manipulam. A mesma amiga que tão lucidamente critica o comportamento do amante, me contava, tempos atrás, às gargalhadas, como escapara do bafômetro oferecendo a vista do seu decote ao guarda de trânsito que parara seu carro na saída de uma festa. Isso é manipulação, e acontece o tempo todo. As mulheres usam o corpo para embasbacar e submeter os homens. Quantas vezes você já viu uma mulher bonita flertando com todo mundo a meio metro do namorado ou do marido, na cena mais clássica de provocação desde Adão e Eva? O corpo e o poder de sedução das mulheres fazem por elas o mesmo que o comportamento mentiroso dos homens tenta assegurar para eles – mantém o outro cativo, sob ameaça de perder ou ser trocado. É manipulação e jogo de poder com outras armas. Algumas mulheres praticam esse jogo, outras não. Acontece o mesmo com os homens. Não somos todos mentirosos, embora sejamos frágeis e carentes, sem exceção.

 

Fonte: https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/ivan-martins/noticia/2015/02/manipuladores-de-bsentimentosb.html

 

Leia mais:


 

8 sinais de que caiu na armadilha de um manipulador emocional

Muitas pessoas percebem na hora que estão sendo manipuladas, pois já passaram por isso e conhecem quais sentimentos são provocados. Alguns, no entanto, têm dificuldade de reconhecer esse tipo de armadilha. O Incrível.club reuniu oito sinais para ajudá-lo a entender que caiu na armadilha. Um manipulador emocional:

Muitas pessoas percebem na hora que estão sendo manipuladas, pois já passaram por isso e conhecem quais sentimentos são provocados. Alguns, no entanto, têm dificuldade de reconhecer esse tipo de armadilha. O Incrível.club reuniu oito sinais para ajudá-lo a entender que caiu na armadilha. Um manipulador emocional:

Faz você duvidar de sua sanidade
Os manipuladores emocionais são mentirosos e extremamente talentosos. Insistem que não fizeram algo que você mesmo acabou de ver ou afirmam que disseram algo que você sabe com certeza que nunca mencionaram. O problema é que eles mentem com tanta habilidade que, no final, você começa a duvidar de própria sanidade. Insistir que todos os problemas são fruto de sua imaginação é uma especialidade dos manipuladores.

Suas ações contradizem suas palavras
Os manipuladores emocionais dizem o que você quer ouvir, mas as suas ações são outra história. Eles sempre dizem que vão dizer que te apoiam, mas, quando chega a hora da mão na massa, fingem que todos os seus pedidos não são sensatos.

Joga com o sentimento de culpa
Os manipuladores emocionais usam o sentimento de culpa em seus interesses. Ao tentar falar sobre os seus problemas, você vai acabar se sentindo culpado de os incomodar. Se não conta nada, sentirá culpado por manter segredos. Eles fazem com que sinta que tudo o que faz está errado e que todos os problemas são culpa sua.

Quer parecer vítima
Os manipuladores emocionais nunca têm culpa de nada. Independentemente do tipo de erro que tenham cometido, o culpado sempre é outra pessoa (provavelmente você). Se você está chateado ou triste, a culpa é das suas expectativas elevadas; se o manipulador está triste, a culpa é sua de tê-lo entristecido. Os manipuladores emocionais não se responsabilizam por nada.

Simula ser muito sensível
Seja em uma relação pessoal ou comercial, os manipuladores emocionais sempre começam a compartilhar coisas importantes muito rápido e esperam o mesmo de você. Eles fingem ser sensíveis e vulneráveis, mas é uma armadilha. Tendem a fazer isso, para que você se sinta especial ou amigo próximo e para que comece a sentir pena dele e responsável por seu estado emocional.

Ele se oferece para ajudar e logo faz você se sentir em dívida com ele
O desejo inicial de se oferecer para ajudar, rapidamente se transforma em queixas e afirmações de que tudo o que está fazendo é extremamente difícil. O objetivo é fazer você se sentir em dívida com o manipulador.

Sempre se sente pior do que você
Não importa o tamanho do seu problema, o manipulador sempre estará pior do que você. Os manipuladores nunca se cansam de lembrar que os seus problemas são muito mais graves. Dessa forma você não tem razão alguma para reclamar.

Conhece suas fragilidades e as usa contra você
Se você está preocupado com o seu peso, recebe vários comentários sobre o que come ou sobre o tipo de roupa que veste. Se está preocupado com uma apresentação que terá de fazer, o manipulador irá falar justamente sobre os riscos e lembrar casos de insucesso. Facilmente eles leem as suas emoções, mas sabem usar essa habilidade somente para manipular, sem tentar ajudá-lo a se sentir melhor.

Os manipuladores emocionais podem deixá-lo louco com seu comportamento irracional. Não tente vencê-los em seu jogo. Mantenha uma certa distância emocional e não se deixe cair em suas armadilhas.

Fonte: https://www.geledes.org.br/8-sinais-de-que-caiu-na-armadilha-de-um-manipulador-emocional/

 

10 sinais de que você se relaciona com um manipulador emocional

Cuidado! Entre tantos perfis para se relacionar, um tipo é difícil de
reconhecer, até mesmo para psicólogos experientes: o manipulador
emocional.
"Tanto homens como mulheres podem ser manipuladores ao extremo, e isso
é uma das grandes características dos psicopatas", afirma Marina
Vasconcellos, psicóloga, terapeuta familiar e de casal pela Unifesp
(Universidade Federal de São Paulo).

São parceiros que sabem se aproveitar do par e de suas emoções para
fragilizá-lo, controlá-lo e manter um relacionamento abusivo e que vise seus
próprios interesses. O mais grave é que nem sempre a vítima percebe que
está em uma relação assim, tóxica e altamente perigosa.
A seguir, identifique seus traços comuns:

  1. Interrogar é com ele mesmo


Ele faz um monte de perguntas e se mostra superinteressado na sua vida.
Daí, quando você pergunta algo, ele simplesmente muda de assunto ou não
responde. "O manipulador não dá informações, pois ele é quem precisa
pegar seus dados", explica Marina. Conhecendo todos os detalhes de sua
vítima, ele filtra o que é mais proveitoso para ele e também descobre seus
pontos fracos e maneiras de atacá-la.

  1. Sedutor de primeira categoria


O manipulador emocional, por meio de palavras de sedução e elogios
constantes, busca cativar as pessoas e convencê-las a acreditar nele,
principalmente no começo da relação. Agindo assim, em pouco tempo, ele
levanta o ego da pessoa e ganha sua confiança, mesmo não estando
realmente envolvido com ela.

  1. Interesseiro disfarçado


Ele não medirá esforços em querer lhe ajudar, mas com o objetivo de
requerer algo em troca no momento oportuno. "Costuma ser muito gentil
quando algo o interessa. Do contrário, não está nem um pouco preocupado",
lembra a psicóloga. Porém, como também é cínico, afirma que não irá querer
nada em troca, o que acaba se revelando mentira. "Quer sempre explorar as
pessoas, para ter poder e conseguir privilégios fáceis", complementa Marina.

  1. Ele sabe e controla tudo


Outra característica marcante é que ele gosta de se aparecer como o
superinteligente, o especialista em tudo e não mede esforços para provar
isso, pois, no fundo, ele quer que você se sinta inferior. Às vezes inventa até
elogios que não existiram, por parte de amigos, familiares e até chefes dele.
"Daí você elogia e ele ganha exatamente o que quer, poder. Pois o
manipulador quer mudar a sua opinião, quer que você faça tudo do jeito
dele, porque ele diz saber tudo", diz Marina.

  1. Só reclama e critica


Como ele se diz "o bom", nada do que você faz está à altura dele. Sua frase
preferida é dizer que você não sabe fazer nada direito. Segundo a psicóloga,
é possível perceber isso ao conversar ou conviver com um manipulador, pois
se o par souber mais do que ele, sua primeira reação é diminuí-lo. Vai dizer,
por exemplo, para você não agir ou se comportar de tal maneira, para os
outros não lhe criticarem ou falarem mal. Está sempre à procura de defeitos.

  1. Detona você em público


Em reuniões familiares e de amigos, ele vai fazer questão de lhe expor ao
ridículo, contando situações pessoais suas, como seus medos, problemas no
trabalho e detalhes de suas brigas com ele. "Ele vai usar sarcasmo, fazer
piada, seja na frente de quem for. Ele não está nem um pouco preocupado:
pisa em cima de você para lhe envergonhar. Às vezes, faz com que a vítima
até sinta culpa e peça até desculpas a ele", conta a psicóloga.

  1. Adora se fazer de vítima


Nas discussões de casal, mesmo ele estando errado, vai fazer com que você
se sinta culpada por tudo aquilo que não fez. Ele vai questionar seus
sentimentos, resgatar seus traumas do passado, seus problemas, além de
lembrar você de todos os favores que ele já fez e dizer que você é a grande
e única responsável pelas brigas no relacionamento. Também é craque em
se fazer de vítima para os outros, pois quer ver todos contra você, para
deixá-la isolada.

  1. É um chantagista nato


Depois de prestar um monte de favores a você, vem o acerto de contas. "Ele
vai fazer muita chantagem. Principalmente do tipo 'só vou fazer isso, se você
fizer aquilo'. 'Só vou em tal lugar, se você também for ali comigo'", comenta
Marina. Se essa for uma situação recorrente e motivadora de brigas, não
deve ser encarada como brincadeira, nem jogo de sedução, mas algo
prejudicial e desgastante.

  1. Ignorar faz parte do seu jogo


Seu esporte ao favorito é lhe ignorar por tempo indeterminado, de maneira
 premeditada, para fisgar seus pensamentos, sem você entender nada. Isso
inclui ignorar propositalmente suas mensagens para ele, sumir para que
você se sinta insegura, preocupada, paranoica, culpada. No fundo, ele quer
ser procurado e atendido de prontidão. Depois, reaparece como se nada
tivesse acontecido e diz, por exemplo, que estava muito ocupado.

  1. Pedir desculpas não é seu forte


"Ele não pede desculpas nunca, pois quer mostrar que está sempre com a
razão e você errada", explica a psicóloga, que conclui: "Por isso, esteja
atenta a esses sinais, preste atenção à opinião de pessoas próximas e saia
dessa relação o quanto antes. A pessoa manipuladora não muda e age
conscientemente. Não fique se questionando demais, duvidando, pois é
muito comum suas vítimas se sentirem realmente culpadas e se
acostumarem com esse círculo vicioso".

 Fonte: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2018/12/27/ele-faz-voce-se-sentir-culpada-descubra-se-ele-e-um-manipulador-emocional.htm

 

Leia mais:


 

Dicas para o ajudar a lidar com um manipulador:

 

- Conheça seus direitos humanos fundamentais:

Tem o direito de ser tratado com respeito, de expressar os seus sentimentos, opiniões e desejos, tem o direito de dizer "não" e de se proteger de ser ameaçado fisicamente, mentalmente ou emocionalmente e tem o direito de criar uma vida feliz e saudável.

Os manipuladores querem o privar dos seus direitos!

Não deixe!

- É importante se  lembrar que você não é o problema.

É a vitima!

- Diga "não" diplomaticamente e com firmeza cada vez que se sente manipulado ou que não quer fazer algo.

Sem muitas justificações...

- Regra geral: elimine todas as pessoas da sua vida que considera tóxicas, manipuladores e mentirosa.

Lixo para todos que não lhe fazem bem!

 50 características para reconhecer um manipulador

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/736901557758185265/